24 de outubro de 2015

Primeira Impressão - Outros Lançamentos

Hallucinogen
Kelela




Com a ascensão do novo R&B que tem nos nomes de Miguel, FKA twigs, The Weeknd e Frank Ocean os principais representantes, não é surpresa que novos artistas vão aparecendo cada vez mais em uma velocidade bem grande. Um desses nomes é da americana Kelela que lançou o ótimo EP Hallucinogen.

Com um mixtape (Cut 4 Me) já na bagagem aclamado pela critica e ganhando a atenção da Björk e da Solange Knowles, Kelela consegue adicionar algo de novo nessa tendência do R&B. Hallucinogen é uma mistura refinada de música eletrônica com o R&B feito nos anos noventa por nomes como Aaliyah, Monica e Brandy. O resultado é surpreendente muito bom mesmo que em alguns momentos o resultado final fica longe do obtido pelos nomes citados. O EP começa pela faixa A Message que introduzir o trabalho mostrando as principais características do mesmo: a batida contida e, em certos momentos, minimalista, vocais delicados e composição bem feito e com um objetivo claro. A canção soa, infelizmente, um pouco genérica em comparação ao resto do álbum o que a fez perder qualidade. Então, a próxima faixa é Gomenasai (obrigado em japonês) que muda essa sensação de "eu já ouvi isso" para algo mais original começando com a sua composição pesadamente sexual em que Kelela assume a pele de uma espécie de dominatrix. Não é só isso que muda, pois a produção investe em uma pegada de um R&B mais cadenciada e dançante. O resultado é instigante deixando a porta aberta para música seguinte: Rewind já não esconde a pesada influência dos anos noventa entregando um ótimo R&B dançante sem perder a vertente moderna devido a sua meticulosa construção de arranjo. 

Kelela não tem o mesmo alcance que a FKA twigs, mas a sua voz doce encontra o perfeito caminho em todas as canções sendo o principal link entre o hoje e o passado. Acredito que, se fosse viva, Aaliyah estaria em um caminho parecido com que a cantora toma em Hallucinogen. All the Way Down é a principal prova disso já que na faixa Kelela mostra todo o potencial em canção deliciosamente viciante. Os vocais sedosos de Kelela combinam com a romântica e sensual composição que por sua vez encontra na batida gostosa a sua perfeita base. A canção que dá nome ao álbum é mais uma "intro" do que uma canção de verdade, pois Hallucinogen é apenas uma coleção de sons e batidas com a voz de Kelela murmurando coisas desconexas. Dessa maneira, a faixa até funciona bem abrindo o caminho para a última música do EP: The High retoma a sonoridade de base mais eletrônica o que faz o trabalho não fez com chave de ouro, apesar de ser um trabalho bem produzido. Ao final do EP fica a sensação que estamos apenas vendo a ponta do iceberg com a Kelela e no futuro próximo ela poderá ser considerada como um dos principais nomes do R&B moderno.
notas
A Message: 7
Gomenasai: 7,5
Rewind: 8
All the Way Down: 8
Hallucinogen: 7
The High: 7
Média Geral: 7,41

Nenhum comentário: