21 de outubro de 2015

Primeira Impressão

Confident
Demi Lovato




A vida é uma caixinha de surpresas. Clichê, sim, mas a pura verdade. Se há uns quatro anos atrás alguém me falasse que um dia eu iria fazer uma resenha de um trabalho que acabaria com a conclusão que esse post irar terminar, eu simplesmente teria gargalhado na cara dessa pessoa achando quer era a maior loucura que eu já tinha ouvido. E, nesse dia, eu teria quebrado a cara como nunca aconteceu na minha vida. Não quebrei a cara, mas muitas das minhas concepções sobre a ex-estrela da Disney foram pelo ralo após ouvir o quinto álbum da Demi. Eu posso afirmar hoje com todas as letras que Confident é, não apenas o melhor álbum da carreira dela, mas, na verdade, o trabalho digno de elogios por ser uma obra realmente de qualidade surpreendente. Mais do que isso: o álbum é a prova cabal do talento de Demi Lovato.

Confident é o trabalho de solidificação da carreira de Demi de ídolo teen para diva pop adulta. Todavia, o álbum é uma obra que vai além do velho esquema dessa transição, pois Confident é a plataforma perfeita para mostrar ao mundo um talento que parecia estar escondido durante muito tempo provando que Demi é uma força musical que deve ser reconhecida como tal. Depois de muitas criticas minhas sobre a voz da cantora, eu devo confessar que, para a minha imensa surpresa, Demi é muito melhor que as aparências mostravam. A experiência que Demi conquistou ao longo dos anos aliada a uma excepcional produção vocal garante para o álbum performances simplesmente avassaladoras, poderosas, grandiosas e, por vários momentos, geniais. Não posso negar que em alguns momentos Demi exagera, mas o resultado final é tão inesperadamente muito acima da média que não há como elogiar a cantora. Encarnando uma mistura de Céline Dion com Kelly Clarkson e Sia, Demi "enfrenta" com uma graciosidade e dignidade impressionantes. Mais do que isso: Demi coloca toda a sua emoção em performances comoventes quando o álbum peque um caminho mais denso. Ainda não sei como Demi irá segurar a onda em shows ao vivo, mas, tecnicamente, a cantora está sensacional em todas as músicas indo em tons altíssimos perfeitamente. Todavia, o álbum não seria tão bom apenas se baseando nas performances vocais de Demi.

Confident é um trabalho de pop contemporâneo maduro que, apesar de soar parecido com uma mistura de sonoridades já ouvidas com outras cantoras, ainda consegue encontrar o seu lugar devido ao excepcional trabalho de produção alcançando uma força motora primorosa aliando com uma coesão do começo ao fim. Seja na parte técnica ou na criação artística de cada faixa, Confident é recheado de canções poderosas e com composições que refletem perfeitamente o momento de Demi: cheias de sentimentos e de um amadurecimento louvável. Nada é descartável no álbum, pois cada letra parece sair de lugar tão intimo e precioso da cantora que fica difícil não se comover com o trabalho. Até mesmo a mais "saidinha" como Cool for the Summer encontra o seu lugar aqui, mas não é nesse momento que o álbum chega no seu ápice. A épica e avassaladoramente emocional Lionheart em que Demi entrega a performance de uma vida que se caso fosse um filme seria a atuação que daria uma indicação ao Oscar de melhor Atriz. E quando menos se espera, Demi repete o feito em Father em que a produção usa da influência de música gospel para a cantora contar de maneira honesta e avassaladora a sua conturbada relação com o pai já falecido. Apesar desses destaques, o álbum ainda tem ótimos momentos como Stone Cold, Kingdom Come com a  Iggy Azalea, Yes e Waitin for You com a cantora/rapper Sirah. Confident faz com que Demi se transforme em uma artista de verdade como poucas vezes eu vi acontecer. Assim com a fênix renascidas das cinzas, seja muito bem vida ao mundo Demi Lovato.

Um comentário:

João disse...

Transição maravilhosa essa dela. Deferente de outras
poderia rolar um faixa por faixa...