21 de dezembro de 2017

Antes Tarde do Que Nunca - Versão Single

All I Want for Christmas Is You
Mariah Carey

Uma das colunas que mais gosto de fazer aqui no blog é o Antes Tarde do Que Nunca em que analiso álbuns antigos, tentando mostrar as principais qualidades e, também, defeitos que fizeram o escolhido importante para ter sido escolhido. Pensando nesse mesmo conceito resolvi fazer a mesma coisa com canções antigas que merecem ser analisadas. Dessa maneira, esse é o primeiro Antes Tarde do Que Nunca - Versão Single. E nada melhor que para começar que uma das canções que melhor representam essa época do ano: All I Want for Christmas Is You da Mariah Carey.

Quando lançou Merry Christmas em 1994, seu primeiro álbum natalino e quarto no geral, Mariah Carey não estava fazendo nada muito fora da curva que um grande nome da  música já não tivesse feito ao monetizar sob a época mais festiva do ano. Dona de uma das maiores vozes daquele tempo foi fácil escolher grandes e tradicionais canções para fazer parte do trabalho, incluindo clássicos como Silent Night e a festiva Santa Claus Is Comin' to Town. Todavia, Mariah e seu colaborador constante naquela época Walter Afanasieff fizeram uma coisa bem diferente do que a maioria dos álbuns natalinos fazem: lançar canções originais. Merry Christmas tinha na versão original dez faixas, sendo que três delas forma feitas especialmente para o álbum: Miss You Most (At Christmas Time)Jesus Born On This DayAll I Want for Christmas Is You. O que nem Mariah poderia esperar era que essa última iria se tornar um verdadeiro clássico natalino que mesmo após vinte e três anos ainda continua a vender horrores ao final de cada ano, ajudando a cantora a criar um império natalino que já rendeu cerca de 60 milhões de dólares e em pleno 2017 alcançar o seu maior pico na Billboard ao ficar na nona posição. E a grande pergunta é: o que tem All I Want for Christmas Is You para virar esse fenômeno natalino? A resposta na maior parte está na sua qualidade como canção.

O primeiro motivo é o aparecimento das vendas de singles digitais, deixando bem mais fácil comprar a canção no momento em que desejar sem precisar da cópia física. O segundo foi ao longo dos anos o crescimento de um verdadeiro "cult following" ao redor da canção, garantindo o seu assentamento como um verdadeiro clássico natalino. O terceiro, e mais importante, é o fato de que a canção é um ótimo trabalho que mantém o clima natalino nas alturas e abre espaço para quebrar algumas convenções. All I Want for Christmas Is You é uma carismático e alegre pop/R&B que mesmo tendo o tema Natal é, na verdade, uma canção de amor em que Mariah pede a Papai Noel a volta da pessoa amada a tempo para o dia de celebração. Com uma letra realmente cativante e com um refrão que vá demorar bem mais que a época natalina para sair da sua cabeça, All I Want for Christmas Is You tem uma produção inspiradíssima ao começar quase como uma balada gospel grandioso para depois explodir em uma batida festiva e dançante que conquista qualquer pessoa que não tem o coração de pedra. Todavia, nada disso seria realmente possível sem a presença de Mariah que na época estava no ápice da sua capacidade vocal. Apesar de exalar certa cafonice que é natural da maioria das canções natalinas, All I Want for Christmas Is You é um clássico moderno que, ao invés de envelhecer com o tempo, vai crescendo a cada ano e aumentando o seu legado ainda mais.
nota: 8

Um comentário:

G. RLS disse...

Impressionante ! Acho incrível o poder dessa música !