23 de dezembro de 2017

Primeira Impressão - Outros Lançamentos

Pop 2
Charli XCX


A britânica Charli XCX parece estar sempre prestes a lançar algo que irá mudar a atual cenário pop, mas sempre acaba terminando no quase. E assim é com a mixtape Pop 2 que a cantora acabou de lançar. Todavia, dessa vez o resultado é algo que dá a entender que a cantora parece estar no caminho certo para o seu grande momento.

Charli XCX é uma artista pop que gosta de explorar os limites do gênero para criar o seu próprio pop. Nem sempre isso funciona, mas quando funciona temo ótimos exemplos como BoysAfter the Afterparty quando a cantora não apenas quer criar algo novo e, sim, usa os limites do pop em seu beneficio. É nessa pegada que caminha Pop 2, ousando na medida certa e sabendo entregar um pop mais tradicional. A ousadia de Charli vem, primeiramente, de a cantora chamar um grande gama de quem é quem no pop mundial atualmente para participar do mixtape, porém,  ao contrário de outros, a cantora não quer se apropriar de elementos da sonoridade dos outros para construir a sua música. O que ela é quer é que eles tragam as suas personalidades para enriquecer a sua sonoridade. Parece quase a mesma coisa, mas o resultado final é bem diferente. A segunda é que a cantora não tem medo de inverter o que era de se esperar em uma canção pop.

Divertido do começo ao fim, Pop 2 é uma coleção de canções pop que transitam entre o eletropop, o avant-pop, o pop experimental e o pop mais comercial possível. Diferente de outras mixtapes em que as canções não possuem normalmente uma ligação entre si, o trabalho de Charli é dono de uma coesão sonora bem impressionante. Além disso, a artista não parece se preocupar muito com o seu protagonismo em vários momentos, deixando sabiamente outros brilharem quando é necessário. Esse é o caso de I Got It com a batida de influência industrial com hip hop em que a cantora fica apenas com o refrão (uma repetição do nome da faixa) e um rápido verso, deixando as suas participações darem a sua marca na canção. A cantora Brooke Candy e a rapper CupcakKe mandam muito bem, mas a surpresa da canção é a presença da Pabllo Vittar cantando em português algo bem raro em uma canção com essa estrutura. Como dito antes, Charli XCX convidou a verdadeira lista de quem é quem do atual pop mundial com nomes tão diversos como a própria origem de cada um, ajudando a comprovar a importância da diversidade nas artes. Infelizmente, Pop 2 ainda não é a perfeição que a cantora pode entregar, faltando uma liga que consiga elevar as canções de promessas divertidas para verdadeiros clássicos instantâneos do pop. Além da faixa já citadas, outros bons momentos da mixtape ficam por conta de Out of My Head com a Tove Lo e a britânica Alma, Femmebot com a artista Dorian Electra e rapper Mykki Blanco, Delicious com o rapper Tommy Cash e Unlock It com a alemã Kim Petras e americano de origem asiática Jay Park. Espero que Pop 2 seja uma amostra grátis do que Charli XCX está preparando para o seu próximo álbum e não sejamos enganados pela propaganda tão bem feita.

Nenhum comentário: