30 de julho de 2019

A Libertação de Sam Smith

How Do You Sleep?
Sam Smith

A nova fase do Sam Smith é mais importante que apenas uma nova era para a carreira do britânico. O motivo? É que o cantor é um dos primeiros artistas modernos que finalmente a descobrir e ter a chance de pode se expressar a sua verdade de forma mais livre e saber que pode contar com uma ótima aceitação do público. 

Explicando: não é novidade para ninguém que Sam se assumiu gay no começo do sucesso e, recentemente, se identificou como não binário. Além disso, nos últimos tempos, o cantor vem mostrando cada vem mais confortável em se mostrar com características mais femininas, deixando de lado o jovem sóbrio e com uma estética de mais fácil assimilação por parte do público. E isso é algo bastante corajoso e, sem dúvida nenhuma, um passo importante para a representação LGBTQ+ no meio musical e na sociedade. Claro, cantores gays sempre existiram, mas a maioria deles precisaram "esconder" durante algum tempo a sua sexualidade (Elton John e George Michael) ou mesmo ser "escondido" pela sociedade por não ter uma "aparência" de gay (Freddie Mercury ainda não é considerado por muitos como um ícone LGBTQ+). Na luz de novos nomes alcançando o sucesso comercial como Frank Ocean e Lil Nas X, a importância de Sam Smith lançar uma canção como How Do You Sleep? e o seu clipe com o mesmo se mostrando de forma plena é algo de ser comemorado sem nenhuma dúvida. E, sonoramente, How Do You Sleep? é uma mudança bem vinda para a carreira de Sam.

Seguindo os passos do surpreende sucesso de Dancing with a StrangerHow Do You Sleep? é uma melódico, sensual e dançante pop soul que dá para Sam uma nova identidade sonora sem perder parte da essência que o fez alcançar o estrelato. Na verdade, a canção é uma espécie de volta ao que o mesmo fez ao lado do Disclosure, envernizado com a sua própria personalidade. Todavia, o novo single parece alcançar um lugar que melhor de equilibra a intenção com o já estabelecido na carreira de Sam, pois não parece em nenhum momento ser algo forçado e, sim, uma transição orgânica e fluída. Além disso, How Do You Sleep? é, no final das contas, uma canção romântica emoldurada em uma batida "animadinha". E canções romântica é algo que o cantora sabe carregar com maestria. Com uma performance segura e com momentos realmente tocantes, Sam vai se deixando levar por a descoberta de realmente poder ser livre. Espero que seja a porta para outros artistas traçarem o mesmo caminho.
nota: 8

Nenhum comentário: