23 de agosto de 2021

Primeira Impressão - Outros Lançamentos

What's Your Pleasure? (The Platinum Pleasure Edition)
Jessie Ware




Acredito que dentro de alguns anos iremos olhar para trás e vamos constatar que a Jessie Ware entregou um dos melhores momentos da cultura pop com o seu aclamado What's Your Pleasure?. Acrescentando ainda mais lenha nessa fogueira, a britânica lançou a versão deluxe do trabalho intitulado What's Your Pleasure? (The Platinum Pleasure Edition).

Com sete novas canções e um remix, The Platinum Pleasure Edition não é apenas um caça níquel fácil para continuar a repercutir o álbum, mas, sim, uma continuação a altura da versão original que completamente e adiciona novas camadas. Ao contrário das canções já lançadas que tinham a disco como base principal, as novas faixas partem de uma pegada mais eletrônica com forte influência dos anos oitenta com toques de post-disco. E apesar dessa diferença, a atmosfera continua basicamente a mesma com uma elegância natural exalado a cada momento. Tudo começa com a incrível Please: “o single é uma energética, explosiva e sensacional mistura de disco/eletrônico que tira referência direta da revolução feita pela Donna Summer. Sem querer copiar e, ao mesmo tempo, prestando uma homenagem, a produção da canção acerta em todos os detalhes possíveis: a atmosfera vintage/modernosa, as nuances deliciosas e as camadas instrumentais que dão para a canção um corpo suculento e vibrante. Novamente sem querer guerra com ninguém, Jessie escreve uma letra simples, extremamente eficiente, romântica, sensual na medida e com um refrão viciante”. E basicamente com a mesma qualidade The Platinum Pleasure Edition continua com a presença a elétrica Impossible.

A faixa é uma ode clara ao começo da música eletrônica durante os anos setenta com uma estilizada, sensual e envolvente batida que encontra nos vocais sedosos e luxuosos de Jessie a perfeita interpreta. É impressionante como sem render a nenhuma mudança de como se apresentar, a cantora consegui manter a mesma personalidade de canções como Wildest Moments e Say You Love Me. Mergulhando de cabeça nessa vertente mais eletrônica, Eyes Closed continua a construir essa mudança sonora de disco para eletrônica sem perder o fio narrativo e muito menos a coesão sonora. Lançada bem do álbum, Overtime já mostrava a vocação de Jessie Ware para ser a rainha do bate cabelo ao ser “deliciosa e dançante que mistura perfeitamente EDM/electropop com a personalidade de Jessie, pois é possível perceber na construção da canção dose generosas de pop soul/R&B que ajuda a dar personalidade para o resultado final. Se isso não fosse o bastante, a produção também acerta na parte "dançante" já que entrega uma cruza sensacional de "música para dançar e sensualizar na pista" com uma pegada de atmosfera dos anos '90, criando nuances e texturas pouco ouvidas atualmente nesse tipo de música”. Apesar do começo tão auspicioso, The Platinum Pleasure Edition realmente levanta voo na sua genial parte final. Começando pela genial Hot n Heavy.

Nostálgica, sensual, elegante, divertida, modernosa, inteligente e viciante são apenas alguns dos adjetivos que podem ser associados ao single, mas, sinceramente, os mesmos ainda não dão conta totalmente de toda a qualidade da canção. Possivelmente, a canção que melhor transmite toda a atmosfera da verdadeira era disco sendo descolada do começo ao fim, Hot N Heavy apresenta uma composição descomplicada que é ideal para conseguir equilibrar toda a parte estética com uma temática romântica, sexy e com construção perfeita, especialmente o sensacional e delirante refrão”. E a genialidade continua com a presença da power balada electropop/pop soul Pale Blue Light que consegue unir de maneira magistral as facetas de Jessie Ware em uma faixa cativante, envolvente, delicada e com uma instrumentaliza sensacional que apenas encontra adversário com a estupenda performance vocal da cantora e a presença de um coral/backvocal de deixar qualquer um com arrepios de excitação. Tudo isso é quebrado de maneira acachapante com a faixa seguinte: 0208 em parceria com o produtor/DJ Kindness (Adam Bainbridge). Com uma pegada levemente minimalista, a faixa segue um caminho misturando inesperadamente downtempo com disco, pop e synthpop, criando toda uma atmosfera climática e deliciosamente aveludada. The Platinum Pleasure Edition termina com a versão remix de Adore You intitulada Adore You (Endless Remix) e com a participação de Bibi Zhou e Sihan. Apesar de não alterar drasticamente a versão original, a faixa ganha destaque por ouvir a cantora Bibi Zhou entoar seus versos em chinês, criando um ruído inesperado e bastante curioso. Com esse resultado espetacular é fácil colocar esse “apêndice” no mesmo nível que foi o The Fame Monster para a GaGa em 2009. Uma pena que The Platinum Pleasure Edition não possa ter os mesmos desempenhos comerciais, mas a Jessie Ware pode se orgulhar artisticamente de fazer um dos melhores trabalhos pop das últimas décadas.
notas
Please: 8,5
Impossible: 8
Eyes Closed: 8
Overtime: 8
Hot n Heavy: 9
Pale Blue Light: 9
0208 (featuring Kindness): 8,5
Adore You (Endless Remix) (with Bibi Zhou and Sihan): 8
Média Geral: 8,3

Nenhum comentário: