26 de fevereiro de 2010

2 por 1-Alicia Keys

Put It In A Love Song(feat.Beyoncé)
Empire State of Mind (Part II) (Broken
Down)
Alicia Keys


Alicia Keys vive uma situação curiosa:mesmo sem conseguir nenhum hit no topo das paradas,seu álbum The Element of Freedom vai muito bem em vendas já passando de 1 milhão de cópias apenas nos Estados Unidos.Mas como ainda é importante fazer a roda da indústria girar,ainda mais nos dias de músicas digitais,ela lança dois singles quase simultâneos para ver se consegue emplacar um hit.

O terceiro single do álbum é a tão falada parceria com Beyoncé,Put It In A Love Song.Como clipe gravado no Rio de Janeiro(onde as duas bateram cabelo pelas ruas da cidade,subiram o morro e se transformaram em mulatas Globeleza),a música é um bom encontro de dois talentos de diferenças mais acentuadas que a semelhanças.Sempre fiquei imaginando o encontro das duas e não conseguia imaginar como ficaria.
Em Put It In A Love Song,Alicia mostra algo mais estilizado ao mergulhar no anos '80 com batidas no melhor estilo Chaka Khan.Com uma cadência mais agitada que o normal e um excepcional composição do arranjo,a música encontra um meio terno entre a doçura de Keys e divertida afetação de Beyoncé.O grande destaque é a parte onde as duas cantam juntas no verso final.Dançante e contagiante,essa parte já valeria pela música inteira.Enquanto Alicia parece um pouco deslocada e com menos brilho que o costume mas sem deixar a peteca cair,Beyoncé mostra presença vocal forte em sua parte e mais adaptada ao ritmo.Quando as duas juntas cantam juntos(em poucos momentos),é equilibrado.A letra é,apesar de um pouco ingênua e longe do que poderia ser,competente e com refrão longo mas viciante(o que é difícil de acontecer).Já em Empire State of Mind (Part II) (Broken Down),Alicia volta ao "normal" e entrega uma música que poderia ser mais.Com o próprio nome diz a música é a continuação de sua bem sucedida pareceria com Jay-Z,Empire State of Mind.Tirando a parte do hip hop e deixando sua marca em novos versos com um novo arranjo,Alicia acerta em alguns momentos:o ótimo piano na introdução e sua voz mais doce e delicada onde ela guarda sua melhor característica.Mesmo em certos momentos de "gritaria" ela emociona.O grande problema são os novos versos.Longe de ser ruins ou mal escritos,eles são previsíveis.Apenas quando o refrão e o versão final que não foram modificados são cantados é percebemos a grandeza da música original e esquecemos esse pequenos defeitos.
De qualquer forma com sucesso ou não,o sucesso de Alicia se deve apenas um fator:o talento dela.E quantos hoje em dia que podem dizer isso?
nota
Put It In A Love Song:8
Empire State of Mind (Part II) (Broken Down):7

3 comentários:

Luan Reis disse...

Verdade, eu não sei porque, mas a Alicia tem uma atração natural, quando você conhece o trabalho dela, quase impossível de não haver uma identificação.
Quanto ao sucesso do álbum, acho está se dando bem por conta da fã base dela (nos EUA)e o sucesso que foi Empire State of Mind, que apesar de está no álbum do Jay-Z foi divulgado juntamente com a promoção de "The Element Of Freedom", acho que isso ajudou em uma associação.
Em todo caso, torço para "Put It In A Love Song" pegar, já que tenho quase certeza que não é isso que vai acontecer com "Empire State of Mind II"

Jota disse...

Sim,a parceria com Jay-Z ajudou muito,mas se Alicia não tivesse um bom álbum não adiantaria de nada!

Valeu e volte sempre!

Unknown disse...

eu particularmente amo alicia keys, acho q esse album dela poderia ter sido melhor, acho q ela deveria se preocupar menos em fazer musica q os outros querem ouvir e fazer o q ela curte. pq ela tem um talento e ela entende de musica realmete. ela e unica hj em dia, mas acaba se tornando normal nao sei porque. todos aki nos estados unidos respeitam ela.isso e um fato. a minha musica favorita do album e unthinkable. acho q put it in a luv song e fraquinha, mas bey e alicia juntas acho q vai virar hit. bem ainda nao ta tocando mto nas radios, vamos ver...