24 de julho de 2011

3 por 1 - Taylor Swift

Sparks Fly
Mean
The Story Of Us
Taylor Swift

Alguém sabe aonde foi parar a Taylor Swift? Sério, a nova princesinha do country pop meio que sumiu nos últimos messes. Isso é muito estranho, pois ela tem tudo a seu favor para ter sido O nome do ano. Depois de levar para casa vários Grammy's em 2010 ela lançou o álbum Speak Now que logo na primeira semana vendeu mais de 1 milhão de cópias e até agora já teve um pouco mais de 3 milhões vendidos e os dois primeiros singles foram muito bem nas paradas americanas. Mas só foi entrar 2011 que Taylor se apagou. Nenhum dos três singles lançados teve estabilidade ou bom desempenho na Billboard. Tanto que só agora eu lembrei dela e resolvi fazer esse post falando dos três de uma vez só começando pela música Mean, terceiro single do Speak Now.


Mean é uma carta aberta aos criticos de Taylor. A cantora parece uma criança magoada por não ter ganhado o presente de Natal que queria. É interessante a ver sair do tema de "canções para ex-ficantes" e de certa maneira até é bem escrita, mas a infantilidade nos sentimentos de Taylor mostra que ela ainda precisa crescer muito como pessoa para superar as amarguras de ser famosa. O destaque da música é a pegada mais country deixando de lado o pop e colocando mais tocos de banjo, uma das principais características do estilo. Além disso, vocalmente Taylor vai atém dentro da sua limitada voz. Nada de extraordinário, mas até bomzinho.

Em The Story Of Us dá um tiro do pé bonito. Deixa de lado qualquer influência do country para fazer uma canção pop rock chata e pedante. O arranjo completamente genérico mostra a incapacidade de Taylor criar uma canção que consiga a fazer entrar em outros mercados. Ainda mais que Taylor não tem a menor habilidade vocal para cantar pop já que não expressa personalidade nem sentimentos. E para piorar a letra tenta ser adulta, mas acaba de maneira vergonhosa com passagens medonhas de puro sentimentalismo barato.


O quinto single Sparks Fly não melhora nada. Soando ainda mais infantil, mesmo querendo parecer adulta, Taylor faz uma música que parece ter saído de uma menina de doze anos com síndrome de adulta precoce. Entre linhas decentes e outras nem tanto (Largue tudo agora/ Me encontre na chuva/ Me beije na calçada), Taylor entrega uma composição boba e sem graça. Vocais chatos e arranjo country pop/rock sem inspiração fecham a música. Pensando bem, acho que já sei o porquê do "fracasso" de Taylor esse ano.

nota

Sparks Fly: 4
Mean: 6
The Story Of Us: 3

Um comentário:

christine blog disse...

A música dela que mais gosto é back to december,parece mais natural. Acho que tem salvação,ela não é tão ruim.O que incomoda é o fato de soar tão infantil.