2 de julho de 2011

Faixa Por Faixa

CD: Aphrodite
Gênero: Pop, Dance Pop, Eletropop
Vendagem: cerca de 1 milhão
Singles/Peak na Billboard: All The Lovers (UK: 3°), Get Outta My Way (UK: 12°),  Better Than Today (UK: 32°), Put Your Hands Up (If You Feel Love)
Ano: 2010

Lançado no meio de 2010, o décimo primeiro álbum de estúdio da australiana Kylie Minogue mostrou que mesmo ofuscada pelos novos nomes da música pop, ela ainda era capaz de produz material de primeira qualidade. Mais que isso, ela ainda é capaz de a luz no final do túnel da mediocridade que se instalou no pop. Com Aphrodite ela bateu o recorde de a única artista a ter pelo menos um álbum em primeiro lugar em quatro décadas seguidas na parada inglesa.

Faixas

1.All The Lovers: (...) Simples, dançante, elegante, sensual e perfeito. Quem está acostumado com algo frenético, não vai gostar de All The Lovers. Em uma cadencia mais leve (não menos envolvente ou contagiante), o arranjo não tem grandes truques e realiza com exatidão a proposta da música:ser um pop dançante e romântico. Isso é colaborado com a letra clean e bonita que não tem um refrão poderoso, mas é ótimo. A doce e delicada voz de Kylie é um balsamo aos ouvidos que se deixa levar pela vibe da música. (...)
nota: 8

2.Get Outta My Way: (...) A música é um perfeito, dançante, contagiante e fervilhante pop que apenas Kylie consegue fazer hoje em dia. Não é possível alguém ouvir a voz doce e de "the girl next door" e não começar a cantar a eficiente e, em certos momentos genial, composição. (...)
nota: 8

3.Put Your Hands Up (If You Feel Love): (...) Kylie cria a canção pop perfeita. Vibrante do começo ao fim, a música cria uma atmosfera elegante e mágica para Kylie brilhar sem fazer esforço. Ela mostra como uma cantora que não tem a melhor voz do mundo se sobressai de qualquer dificuldade ao entregar um desempenho forte, sem exageros e usado as qualidades naturais de sua voz. Isso há faz uma cantora: saber usar sua voz. (...)
nota: 8

4.Closer: Aqui Kylie se joga com força no eletropop dos anos oitenta. A produção refinada salienta essa atmosfera carregando nos sintetizadores e na voz mais metalizada de Kylie, mas sem perder o frescor. Um trabalho que poderia estar na discografia de um dos grandes nomes da new wave.
nota: 7,5

5.Everything Is Beautiful: Deliciosa do começo ao fim, a canção entrega um lado suave, romântico e delicado que combina tanto com Kylie. Nada de arranjo frenético, aqui tudo é levado graciosamente com uma batida harmoniosa e suave. A composição é precisa ao ser água com açúcar sem ser enjoativa enquanto Kylie canta lindamente em um tom de canção de ninar.
nota: 7,5

6.Aphrodite: Aumentando o "volume", Minogue faz da canção que dá nome ao álbum a melhor faixa do álbum. Misturando estilo do pop, Aphrodite é uma porrada dançante e viciante. Mais nada muito explosivo no termos de sonoridade. Pop redondinho, mas cheio de nuances na produção com o acréscimo de batidas de tambor contraponto com o sintetizador. A canção tem refrão poderoso que exalta o poder de Kylie criar músicas pop atemporais e avassaladoras. A composição consegue brincar com a "áurea" diva de Kylie de maneira adulta e divertida. Perfeição resume.
nota: 8,5

7.Illusion: A canção que a Britney precisava cruzar para voltar a ser relevante artisticamente. Aqui, Kylie faz um pop simples, rápido, dançante e viciante. Receita de brigadeiro de tão fácil, mas que fica delicioso quando fica pronto.
nota: 7,5

8.Better Than Today: (...) Com toques característico das músicas synthpop ela entra numa vibe alegrinha com sua composição falando de deixar a vida seguir e ser feliz. Até agora é a composição mais fraca dos singles lançados, mais é relevado quando ouvimos a sexy e descontraída Kylie nos chamado. Dá vontade de dançar e ficar ouvindo sem parar. É deliciosa. É retrô. É Kylie fazendo o que os novatos tentam fazer. (...)
nota: 7,5

9.Too Much: Mesmo criando um pop chiclete eficiente com boas passagens na composição, mas a repetição atrapalha o brilho final da canção.
nota: 7

10.Cupid Boy: Kylie ensina a fazer um eletropop verdadeiro. Começa com a viagem psicodélica que é o arranjo como uma viagem regada a absinto, porém tudo muito elegante e até contido. Kylie assume essa deusa sexy e canta lindamente e mostrando como usar os efeitos na hora e no momento certo.
nota: 8

11.Looking For An Angel: Mesmo se perdendo em um pop sem força e quase bobinho, Kylie ainda tem um truque na manga: sua elegância. Ele carrega a canção dignamente fazendo o melhor para não deixar a peteca cair quando o arranjo se torna comum e a letra repetitiva demais.
nota: 6,5

12.Can't Beat The Feeling: Mesmo lembrando os tempos de The Loco-Motion, Kylie termina o álbum para cima e de maneira satisfatória. Pop para fechar a noite na pista com gosto de quero muito mais.
nota: 7

Japanese bonus track

13.Heartstrings: Produzida por Xenomania, o homem que começou a difundir o uso do auto tune quando produziu o hit Believe da Cher, a canção é pop rasteiro com uma pegada meio anos noventa.
nota: 7


iTunes Store bonus track


13.Mighty Rivers: Ainda mais feliz é essa outra pareceria com o produtor Xenomania ao criar uma canção atemporal que merecia estar no álbum "oficial".
nota: 7,5


Amazon.com and BigPond bonus track


13. Go Hard or Go Home: Mais um pop chiclete para fechar com chave de ouro os bônus de Aphrodite. Delicioso.
nota: 7,5

2 comentários:

lucas lopes disse...

amo Aphrodite, é seu melhor álbum desde Fever, lá de 2001, só achei muito cedo para essa resenha, uma vez que ainda está em fase de divulgação, acho uma pena ela não vender tanto no resto no mundo quanto britney, gaga e honey b. enfim, amo closer e get out my way é uma das minhas favoritas 4ever!

Caio M. disse...

Cd saboroso e ideal!
Cant beat the felling arraza e Put your hands up tb :D