22 de julho de 2011

Lenda

Together You and I
Dolly Parton

Não é todo dia que aqui no blog eu posso falar sobre o retorno de uma lenda viva. E ainda é menor a possibilidade dessa lenda ter a importância da Dolly Parton. É muito provável que você nunca tenha ouvido falar dela ou a viu em algum lugar e não lembra onde.

Quarta filha de um total de doze (!) irmãos, Dolly Rebecca Parton nasceu em 1946 em Sevierville no Tennessee. Começou a carreira aos 11 anos de idade em 1957, mas só na década de sessenta onde sua ascensão ao sucesso no meio country. No começo dos anos setenta ela estoruou definitivamente ao lançar músicas definitivas para a história do country entre elas Coat of Many Colors, Jolene e I Will Always Love You. Já nos anos oitenta, Dolly ganhou status no mundo do pop quando deu uma quinada na sua carreira ao entrar para o mundo cinematográfico. Ao lado de Jane Fonda e Lily Tomlin, Dolly estrelou a comédia clássica Como Eliminar Seu Chefe (9 to 5). Dolly foi premiada com o Oscar de Melhor Canção pelo tema do filme 9 to 5 que alcançou o primeiro lugar na Billboard, além de uma indicação ao Globo de Ouro. Nos anos noventa sua carreira reviveu quando a canção Dolly Parton I Will Always Love You de 1974 foi regravada por Whitney Houston para a trilha de O Guarda Costas. Mesmo não alcançando o mesmo sucesso de antes, Dolly ainda se mantém como a mais respeitada cantora country de todos os tempos.

Dona de famosos seios (por causa disso a famosa ovelha Dolly recebeu o nomes em homenagem a cantora), um protuberante cabelo loiro sempre arrumado a perfeição e uma queda por cirurgias plásticas, Dolly conquistou sua fama também pelo fato de ser um excelente instrumentista e uma genial compositora. Ao longo de sua carreira ela já compôs cerca de três mil canções e esse ano lançou o 41° álbum de sua carreira. Better Day marca o segundo trabalho em sua própria gravadora e apesar das vendas baixas, recebeu ótimas criticas. Como primeiro single foi lançada a canção Together You and I.

A canção é mais uma mostra do talento de Dolly: simples e ótima. A melódica voz de Dolly sempre mostrou que não é preciso de grandes alcances para ser uma cantora poderosa. É preciso personalidade e dom para imprimir emoção em cada nota. Outro ponto fundamental é a composição. Letra "econômica", mas cativante e romântica na medida certa. Dolly sabe criar a atmosfera perfeita para uma canção de amor. Apesar do arranjo meio comum com toques de pop country, Together You and I é uma aula de criar uma produção com instrumentalização perfeita. Se você não conhece Dolly Parton, faça um favor para si mesmo, procure descobrir mais quem é ela. É uma aula de música indispensável para quem gosta de música.
nota: 8

Nenhum comentário: