19 de julho de 2011

A Ressurreição do American Idol

 Esse ano o American Idol completou sua décima edição. Fiz uma cobertura especial para o Cartas para Pi, que infelizmente, não pude terminar devido a falta de tempo depois que comecei a trabalhar. Porém, acompanhei até o final o AI e posso dizer que a décima edição foi uma das melhores. E isso é intensificado ao voltarmos no tempo e vermos que o American Idol estava em uma ladeira vertiginosa de queda de qualidade e de público nos últimos anos que parecia impossível de reverter. Então, como essa reviravolta aconteceu? Simples: eles voltaram ao básico.

Nos últimos anos o programa de maior audiência dos Estados Unidos começou a cair o rendimentos. O público começou a notar um certo cansaço na formula e os astronômicos números de audiência diminuíram drasticamente. Mas não só o programa em sim começou a dar sinal de fraqueza, seus candidatos começaram a não ter o mesmo aproveitamento de antes. Os vencedores não conseguiram conquistar o mesmo sucesso de nomes como Kally Clarkson e Carrie Underwood. Desde Taylor Hicks (vencedor da 5° edição), os números em torno do vencedor do AI foram caindo cada vez mais culminando em Lee DeWyze que amarga ser o "pior" vencedor do programa. Desse período o único que conseguiu o maior prestigio e destaque foi Adam Lambert, segundo lugar da 8° edição. Nem mesmo David Cook, o melhor homem a vencer, conseguiu estourar nas paradas. Para piorar as coisas, a alma do programa começou a enfraquecer: os jurados não eram mais os mesmos.
E era um vez...

O trio de ouro Paula Abdul, Randy Jackson e o todo poderoso Simon Cowell foram perdendo o brilho ao longo das temporadas. Para tentar dar um up do corpo do júri na 8° edição a cantora e compositora Kara DioGuardi foi convidada a ser o quarto membro do júri. Não deu certo. Além de não dar liga com os outros, Kara era inssosa até o osso. No final da 8° edição Paula Abdul se despediu do programa em "busca de novos projetos". Em 2010, a produção do AI resolveu continuar com o esquema de quatro jurados para a 9° temporada e contratou a comediante e apresentadora Ellen DeGeneres. Apesar de adorar a Ellen e ela ter tido bons momentos no programa, devo admitir que ela era um peixe fora d'água ali. E com tudo contra, a 9° edição foi um desastre. A pior em sentido de talentos e de audiência. Sentido o barco afundar, Simon decidiu "dar no pé" no fim da temporada. Claro que o tiozão também estava com segundas intenções já que ele vai estar a frente da edição americana do The X-Factor ainda esse ano. Começou aí os questionamentos: "como o American Idol vai sobreviver sem o Simon?" e "Esse será o fim do American Idol?". Para colocar o programa de volta aos trilhos, os executivos da Fox resolveram fazer uma reformulação, mas sem mexer na "obra" original.

O Novo Trio de Ouro

Começou com o pedido de demissão da Ellen e depois a demição da Kara, que soube pelos jornais. Então, começou o suspense de quem seria os novos jurados a ocupar a bancada ao lado do velho "cachorrão" Randy Jackson. Durante messes houve muita especulação. Nomes de Justin Timberlake, Mariah Carey e até Diddy foram levantados. Mas os mais fortes foram o do Steven Tyler, líder do Aerosmith, e da Jennifer Lopez. Até que depois de dar com as línguas nos dentes, Steven confirmou sua participação no show. E por fim, J.Lo foi anunciada com a parte feminina do trio. Foi anunciado outras mudanças como novos desafios, a mudança do produtor principal da atração e a introdução do mentor Jimmy Iovine, magnata do ramo da música e presidente Interscope que ajudou as carreiras de nomes como U2, Lady GaGa, 50 Cent, Eminem e outros. Depois de anunciada as mudanças, mais perguntas foram feitas e a mais importante foi se a nova formação do corpo de jurados funcionaria, já que juntava três nomes completamente diferentes: um roqueiro da "old school" cultuado e meio fora da casa, um diva pop com a carreira meio estagnada e o velho Randy. Mas o que ninguém poderia realmente imaginar é que essa nova formação não iria dar certo, mas como iria fazer com que o AI realmente voltasse a ter o mesmo sucesso dos bons tempos.

Para quem dizia que sem as "maldades" de Simon o programa iria perder a graça, errou imensamente. O novo corpo de jurados mostrou que é possível divertir sem ser maldosos com os participantes bizarros que já são "trollados" por si mesmos. Além disso, a químíca entre o três funcionou perfeitamente e sem precisar de rugas ou brigas. A diferença entre estilos dos três refletiu nas escolhas dos candidatos. Houve uma grande diversidade nos escolhidos e com ajuda do público refletiu em um top 12 sensacional, se não o melhor de todos até hoje, o melhor dos últimos anos. Mas isso eu falo melhor depois.

No começo da temporada o grande destaque era o roqueiro Steven Tyler. Todos perguntavam como seria o tiozão como jurado. Seria ele o novo Simon? Como uma lenda do rock iria lidar como os aspirantes ao estrelato? No final das contas, Steven sair melhor que se poderia imaginar sendo o que ele é: um roqueiro tiozão "porra louca", mas com um carisma imenso e uma bondade surpreendente se transformando no tio que tudo queria ter. Steven mostrou ser divertido com os comentários aos participantes estranhos, mas sem ser perverso. Mostrou também um grande conhecimento de música que vai além do rock e conseguiu conquistar uma boa parte do público. Mas no final, Steven aderiu ao espírito "tudo é lindo" da Paula e só elogiava os candidatos. Pelo menos numa fase onde o nível realmente era alto. Randy Jackson continuou seu trabalho como o coadjuvante com sempre fez, mas dessa vez ele assumiu o papel de fazer criticas mais duras aos candidatos. Apesar disso, ele continuou a falar suas "frases feitas"  e arrumar novas como "Fulano de tal está aqui para vencer!". Mas não foi eles o grande destaque da temporada.
Os Três Mosqueteiros da Nova Geração

A Fênix J.Lo

Quando ela foi anunciada como jurada, li muitos comentários negativos sobre a escolha da Jennifer Lopez. Muitos falavam que ela estava "flopada", outros que ela era péssima cantora. Não posso mudar a cabeça das pessoas para gostar dela ou não, mas uma coisa posso afirmar: nunca duvide de Jennifer Lopez. Mais que uma simples cantora pop, J-Lo é uma "entertanement" da melhor qualidade e extremamente inteligente. Assumindo o risco de afundar mais sua carreira que não andava lá essas coisas, ela acertou na loto ao virar a jurada AI. E como ela fez isso? Simples: ela foi ela mesma.

Linda aos quarenta anos e com carisma em toneladas logo de cara roubou a cena nos primeiros programas, mesmo que vacilando como jurada. A dificuldade em dizer um "não" a quem merecia foi destaque no primeiro momento. A grande virada de J.Lo com o público foi em uma das etapas mais emocionantes do AI quando os jurados decidem o top 24. Após dar o noticia ao competidor Chris Medina, que tinha conquistado o público com sua história de luta com a namorada presa em uma cadeira após um acidente de carro, que ele não continuaria no programa J.Lo caiu em prantos por achar que não tinha dado a noticia direito e que tinha acabado com o sonho dele. Ela até cogitou em não continuar. Com esse "carinho" com os candidatos mostrando de maneira tão emocionante ela quebrou a barreira que muitos a achavam "diva" demais. Juntando tudo isso o programa ganhou em emoção e atraiu o público ainda mais. Mas para J.Lo isso não bastaria para voltar com tudo ao showbussines. Ela preparou o caminho direitinho. Mudou de gravadora, se aliou com os nomes do momento e voltou a se noticia com American Idol. A estratégia culminou com o lançamento do clipe em um dos episódios do AI do clipe da música On the Floor que virou um dos hits do anos e só não foi primeiro na Billboard porque a Def Jam "esqueceu" de divulgar a canção nas rádios. Uma pena, mas compensado com o sucesso internacional. Mesmo com o desempenho fraco do álbum Love?, J.Lo provou que ainda sabe "mexer" com a indústria e ainda ser o fenômeno de anos atrás. O sucesso da empreitada dela foi tanto que "inspirou" outras cantoras a fazer a mesma coisa. Né, Aguilera?
E ainda tiveram boatos...

Para o próximo Randy e Steven já estão confirmados. Jennifer ainda é dúvida. Ela anunciou que iria sair em busca de novos talentos na América Latina em um novo reality ao lado do marido Mark Anthony. Só que com a separação do casal essa semana, a dúvida fica no ar: J.Lo vai continuar a reality ou vai voltar a sentar na cadeira do AI. Até rumores que a Shakira estaria cotada para substituir ela foram noticiados. E esperar para ver. Mas todo esse sucesso não seria possível sem o mais importantes: os candidatos.

Do Country ao Heavy Metal

Como eu disse antes, o trio de jurados tão diversificado entre si ajudou a montar um top 12 diversificado. Não eram todos sensacionais, mas como um conjunto foi ótimo. Tínhamos desde o R&B, pop latino, pop, soul, gospel, folk, country, jazz, blues, reggae, country e heavy metal. Artistas que em outros tempos não teriam chances conseguiram espaço esse ano. Mas um problema já antigo atrapalhou o que poderia ter sido um resultado final perfeito: o público e a forma de votação. Assim como qualquer outros realities show com votação do público houve um favoritismo para certos concorrentes que para outros. E nesse ficou ainda mais evidente. Como todos sabem, a maior parte do público que vota é formado por mulheres e já ficou provado que mulher não vota em mulher. Ou não como o mesmo afinco que vota em um "bonitinho". Esse "fenômeno" fez com que apenas mulheres fossem eliminadas do programa até a metade sendo uma delas a favorita (depois falaremos dela). Outras eliminações chocantes aconteceram e aos poucos o resultado foi se delineando em uma final boa, mas sem o brilho que poderia ter.

Agora vamos falar dos candidatos que mais se destacaram, menos três que terão resenhas especiais depois.

Naima Adedapo e Paul McDonald: foram os "diferentes" da temporada. Enquanto ela fazia a linha reggae, ele com sua voz peculiar seguia o caminho do folk e rock. Os dois mostraram que o AI pode ter estilos diferentes como possíveis ídolos. Pena que para se consagrar campeão falta muito. Naima ficou no top 11 e Paul no Top 8.
A loira está sobrando aqui.

Stefano Langone: ele foi o "arrastado" da competição. Não era ruim. Tinha pegada meio pop, mas perto dos outros competidores era "normal" demais. Mesmo assim conseguiu um top 7 surpreendente depois de ir para o bottow 3 com três dos melhores e "eliminar" dois.
Oi, td bem? Eliminei três!

Casey Abrams: o jovem com cara de ator de Se Não Beber, Não Case, foi o que mais se aproximou de ser o primeiro ídolo "músico". Seguindo a linha jazz e blues, Casey conquistou o público com seu jeito bonachão, carisma e versatilidade como música. Tocou violoncelo e guitarra tanto bem quanto cantava cheio de personalidade. Quando começou a ganhar destaque veio o baque: ele foi o menos votado no top 11. Mas sabiamente, o júri resolveu salvar o jovem em um dos momentos mais emocionantes dos últimos tempos.




Casey continuou até o top 6 onde foi eliminado. Entre os grandes momentos deles estão as versões para I Put a Spell on You, With a Little Help from My Friends, Your Song e Harder to Breathe.

Jacob Lusk: com influência de R&B e gospel chamou a atenção na semana de Hollywood quando fez uma fantástica apresentação de God Bless the Child de Billie Holiday. Depois Jacob começou a crescer na competição recebendo 3 "stading O" pelo jurados. Mas como naquela velha expressão "o peixe morre pela boca", Jacob comentou o pecado de "mexer" com o público quando no top 9 disse que o América não gostasse de sua apresentação de Man in the Mirror era "porque eles não queriam se olhar no espelho". Na mesma semana ele foi para o bottow 3 sendo salvo. Mesmo com apresentações sensacionais Jacob não conseguiu recuperar a popularidade e foi eliminado no Top 5. Entre as suas melhores apresentações, que também estão no topo das melhores da temporada estão A House Is Not a Home, You're All I Need to Get By, Sorry Seems to Be the Hardest Word e Bridge over Troubled Water.
Falei e tomei!

James Durbin: o metalero da competição. James foi a favorito durante muito tempo até cair no top 4. Na minha opnião, James era horrível. Tem uma boa voz, mas era apenas uma versão do Adam Lambert com tudo que o americano "conservador" adora: história triste (ele é portador de um tipo de autismo) e hetéro. Mas o que me incomodava era o ar de soberba dele, tipo "eu já ganhei". Graças a Deus tomou lindamente no tooba.
Sem comentários

Haley Reinhart: a azarona que deveria ter ganhado. Ela começou devagar. Era quase impossível não achar que ela seria a próxima eliminada. Mas ela foi crescendo muito na competição. E como cresceu. Do meio para o final ela fez apresentação memorável atrás de apresentação principalmente quando encontrou seu nicho. Com uma pegada blues com jazz, soul e pouco rock em sua voz, Haley ganhou o respeito de nomes importantes da música como o líder do Led Zeppelin, Robert Plant (de quem recebeu a autorização de cantar uma das suas músicas) e guitarrista Jimmy Page. Durante as últimas três semanas, ela recebeu 3 "standing O" com as apresentações geniais de The House of the Rising Sun, I (Who Have Nothing) e What Is and What Should Never Be. Outros ótimos momentos foram com Bennie and the Jets e Piece of My Heart. E Haley ainda ajudou a dar mais um up na carreira da Adele quando cantou Rolling In The Deep ajudando mais nas vendas digitais. Pena que ela parou no top 3.
Foi quase!

Agora deixo vocês com outros destaques da temporada, incluindo os finalistas e mais um lista das melhores apresentações da temporada.

Nenhum comentário: