24 de outubro de 2011

As Duas Faces de Wayne

John (feat. Rick Ross)
How to Love
Lil' Wayne

Desde que eu comecei o blog há mais de quatro anos sempre tive uma relação, no mínimo, conflituosa com o Lil' Wayne. Uma verdadeira montanha-russa de emoções entre as mais negativas até as mais positivas. E hoje não vai ser diferente.

Sabe todas aquelas coisas que mais deixa o hip hop americano pobre? Denigri mulheres, apologia a violência e muito palavrão. Basicamente é a receita da canção John.

Segundo single do álbum Tha Carter IV é um soco no estômago da pior maneira possível. A letra é uma verdadeira aberração principalmente no primeiro verso. Degradante em vários níveis possíveis, Lil' entrega uma composição que nem pode ser pontuada ou muito menos repetida. Horrível. A canção tem uma sonoridade até interessante, mas que não evolui e acaba repetida e chata. Se Lil' não mostra muita coisa como rapper, Rick ainda tem algo a mostra só por causa da sua voz marcante. Contudo, nada salva essa bomba. Sério, não escutem.

Então, para a minha surpresa ele lança como terceiro single a ótima How to Love. Eu escrevi "a ótima" How to Love. Sim, "a ótima"!

Como um cara que faz a atrocidade de cima, consegue fazer uma canção delicada, sensível e romântica (!!!!) como How to Love? Há uma grande produção atrás da canção, mas mesmo assim é de se espantar. O single é uma balada R&B surpreendente. Começamos com a produção da canção que resolveu dar uma desacelerada em Wayne e entregar um arranjo simples, cadenciado e num tom mil vezes mais baixo do que ele faz. Sabe aquelas canções que você tem vontade de seguir estalando os dedos no compasso da música? Assim é How to Love. Um grande trabalho de arranjo. O mais curioso é que a mistura disso com a voz de Lil' Wayne se encaixa perfeitamente. Ele continua com a voz rouca e áspera, mas a estranheza entre os dois elementos da canção (a voz e o arranjo) se casam perfeitamente bem. Há vários coveres e versões, mas só que o rapper a canção fica completa. E por fim, temos a letra que dentro da sua proposta de letra de amor é perfeita. E o que falar do ótimo refrão que gruda e não sai mais. E assim eu vou nessa viagem entre o amor e ódio com o Lil' Wayne. Dois extremos em uma mesma resenha.
nota

John: 2
How to Love: 8,5

Um comentário:

SIDCLEY RODRIGUES disse...

AMO DEMAIS A MÚSICA HOW TO LOVE, MELHOR MÚSICA DO LIL WAYNE.