18 de outubro de 2011

A Insustentável Leveza do Amor

Cold War
Janelle Monáe

A música foi lançada há mais de um ano e meio, mas só agora eu vou poder fazer a resenha de Cold War da cantora Janelle Monáe. Há vários motivos: demorou para ela ganhar destaque aqui no Brasil, demorei para conhecer ela, o single não tem capa oficial, preguiça minha, esquecimento meu e falta de tempo. Muita falta de tempo. Mas como eu sempre digo "antes tarde do que nunca".

Cold War foi o segundo single do elogiado álbum de estreia de Janelle, The ArchAndroid (Suites II And III). A canção entrega uma das mais acachapantes visões do amor nos últimos anos. Cold War fala sobre o fim do amor. Não um fim amistoso, mas uma guerra fria entre as duas partes. A relação desgastada se torna uma disputa emocional onde não há vencedores, só perdedores. Aos poucos a narradora vai descobrindo que é preciso sair, mesmo que "derrotada", para sobreviver. Janelle faz isso de maneira classuda. Nada muito direito ou bobo. Letra adulta para gente adulta. Musicalmente, Cold War é preciosidade em forma de canção. R&B com várias influências e nuances transforma em um trabalho moderno, porém atemporal. E o poderoso vocal de Janelle moldura a canção em uma estética perfeita. Isso já seria o bastante se não houvesse o clipe da canção, mas ele existe. E, meu Deus, é simplesmente genial. Focando apenas no rosto de Janelle entregando cada sentimento de maneira magistral. Sem dúvidas, um dos melhores clipes já feitos nos últimos 10 anos. E assim é o amor, simples e ao mesmo tempo tão complicado. Assim como Janelle Monáe.
nota: 8,5

2 comentários:

lucas lopes disse...

cara, vc adivinhou meus pensamentos? estava com essa música na cabeça quando comentei sua resenha de "rumous has it", pensando que nunca tinha falado de Janelle e a ótima Coldwar, OMG!

Unknown disse...

E a resenha de Shake it out da Florence heinn ??