14 de outubro de 2011

JoJo, Por Onde Que Tu Andava, Gata?

Disaster
JoJo

Sabe aquela peça de roupa que você usou durante um tempão e adorava, mas que num belo dia esqueceu e só depois de muito tempo, quando estava dando uma "limpa" no armário, a encontrou jogada no canto, sozinha, esquecida, abandonada ao próprio destino. Então, você percebe que ela ainda te interessa e ao vestir descobre que ela ainda serve ficando perfeita em você. Assim é a com a cantora JoJo.

Já faz cinco anos que a cantora, agora com vinte anos, lançou seu segundo álbum (The High Road) e com ele o sucesso Too Little Too Late. Desde então, JoJo se viu em um hiato causado pelo conflito com a sua antiga gravadora. Nesse meio tempo ela fez alguns filmes e começou a trabalhar no lançamento do terceiro álbum. Durante isso, JoJo viu o mundo pop mudar com o aparecimento de Lady GaGa e Cia. Viu o Rei do Pop morrer. Madonna pegar o filho do homem, Jesus. E depois dar um pé na bunda. Viu Britney Spears descer no fundo do poço e voltar. Viu Christina Aguilera flopar. Viu o Ricky Martin sair do armário. Viu Amy Winehouse viver a glória e virar lenda. Ela viu isso tudo e um pouco mais, sem dar sinal de vida. Finalmente, ela deu um ao lançar o mixtape Can't Take that Away from Me no final do ano passado. Então, como uma fênix nascida das cinzas do pop, ela vai fazer seu comeback definitivo esse ano. JoJo está preparando seu terceiro álbum Jumping Trains e lançou o primeiro single, a canção Disaster.

Antes de qualquer coisa, devo dar os parabéns para ela apenas pelo fato dela não se entregar ao fácil e fazer um pop dance como 90% dos artistas estão fazendo. Mas os elogios vão além disso. Disaster é uma ótima balada power pop que preserva o estilo de JoJo, mas sem "cheirar" a mofo. JoJo prova porque é cantora teen dessa geração mais talentosa dona de uma voz poderosa que amadureceu nos últimos. Isso fica bastante claro em Disaster, onde ela dá um show ao conseguir subir o nível da canção como poucas. Além disso, a música tem excelente produção e cria um arranjo perfeito para JoJo. A letra acima da média mostra ainda mais talento dela já que ela é a compositora. Apesar da canção não ter ido tão bem, espero que ela volte com tudo. E vê se não some de novo, JoJo!
nota: 8

Um comentário:

Marina Teixeira disse...

Eu acompanhei a carreira da Jo desde um pouco antes dela lançar Too Little Too Late. Minha internet era discada, baixar música demorava uma eternidade, e havia me encantado pela garota de pouca idade e voz poderosa cantando R&B e cheia de personalidade. Algum tempo depois, havia baixado o primeiro álbum; e de quebra veio o "The High Road", um dos cds mais legais daquele distante 2006, mas mal trabalhado pela gravadora. Depois disso, foram cinco anos de limbo mesmo, com faixas vazadas, descaso com a carreira dela e sempre aquela esperança de que a JoJo pudesse mostrar a sua voz poderosa e cantando o R&B que eu me acostumei a ouvir dela.

E, concordando com vc (após esse longo prólogo), que bom que ela (e nem a Interscope, a gravadora nova) não decidiu entrar de cabeça num eletropop batido. A música é sobre fim de relacionamento, como TLTL ou Leave? Sim, mas há uma evolução tão boa (letra, melodia, vocal) que mostra que, para crescer musicalmente, não é necessário se render ao que está bombando. Apenas ser coerente com sua trajetória. No final das contas, é isso que conta, com flop ou sucesso.