17 de abril de 2012

Faixa Por Faixa - Grandes Álbuns

Hoje vou começar mais um espaço aqui no blog. Para ser mais preciso, é um espaço dentro de outro espaço. Dentro do Faixa Por Faixa vou começar a analisar os álbuns considerados grandes trabalhos para a música. Seja qual for o artista, qual o gênero ou a época. Vários álbuns terão sua oportunidade aqui. Começo com o primeiro trabalho solo da cantora Annie Lennox

CD: Diva
Artista: Annie Lennox
Gênero: Pop, soul, adult alternative
Vendagem: Cerca de 3 milhões
Singles/Peak na Billboard: Why (34° US), Precious (23° UK), Walking On Broken Glass (14° US), Cold (26° UK) e Little Bird (49° US).
Grammy
Vitórias 1933
Best Long Form Music Video

Indicações 1993
Album of the Year
Best Pop Vocal Performance - Female
Ano: 1992


Já consagrada como a vocalista do duo Eurythmics, lançou sua carreira solo no começo do anos noventa após uma bom excursão ao lançar em 1988 um dueto solo com o cantor Al Green, a regravação de Put a Little Love in Your Heart. Diva foi um grande sucesso de vendas sendo que apenas estreou em 23° na Billboard, sinal que os tempos eram outros, e também de critica que ajudou ela a conseguir um indicação ao cobiçado Álbum do Ano no Grammy e levar o Brit Award na mesma categoria.


Faixas

1. Why: O álbum começa já mostrando o caminho que Annie vai seguir: pop soul. A voz potente dela se encaixa com uma luva em uma produção que exige uma interpretação poderosa, mas sem exageros.
nota: 8,5

2. Walking On Broken Glass: a mais pop e animadinha do álbum. A canção passa uma mistura de pop chiclete embalado em um pacote mais adulto com a voz sedosa de Annie e a letra adulta.
nota: 8

3. Precious: Voltando para a linha do começo do álbum, Annie se entrega um funk/pop inspirado na Chaka Khan com toques de Aretha e Tina. Composição inspirada.
nota: 8,5

4. Legend in My Living Room: A letra mais forte do álbum onde ela conta a história de uma garota que tentou a fama, mas teve seus sonhos destruídos. Contudo, ela ainda tem esperanças (ao que parece ela virou garota de programa). Annie explora a emoção de forma perfeita emoldurada em uma pegada mais rock soul.
nota: 8,5

5.Cold: A habilidade de escrever uma letra "simples" em quantidade, mas tão cheia de emoções. Aqui é conferido lindas metáforas sobre amor e o frio, inverno e a morte:

Morrer é fácil, é vida que me assusta até a morte
Eu poderia estar tão contente de ouvir o som da sua respiração
Fria é a cor do cristal na luz da neve
Que cai do céu celestial
Pegue-me e me deixe mergulhar
Pois eu quero nadar nas piscinas dos nossos olhos
nota:8,5

6.Money Can't Buy It: Sem muita força dentro do álbum, a faixa se perde entre duas ótimas músicas. O ponto do alto é no final onde Annie deixa se levar pela cadencia e a canção cresce.
nota: 7

7.Little Bird: Pop dançante com uma mensagem forte e atemporal: devemos continuar não importa o que aconteça.
nota: 8

8.Primitive: Com sonoridade inspirada na música árabe, a canção é a mais enigmática de todas do álbum. Sexy em sua cativante produção e melódica na voz de Annie, a canção é o grande momento do trabalho.
nota: 9

9.Stay by Me: Mesmo começando até interessante, a longa duração da música com mais de seis minutos não ajuda. Uma balada romântica que poderia ter sido mais bem aproveitada.
nota: 6,5


10.The Gift: Aqui sim as coisas se encaixam para um resultado mais harmônico onde a interpretação de Annie é impressionante. Linda do começo ao fim.
nota: 8,5

11.Keep Young and Beautiful: Regravação de uma canção de um musical pouco conhecido, é interessante para ver um Annie diferente em uma produção que tem reproduzir a sonoridade original da canção.
nota: 7,5

Nenhum comentário: