15 de abril de 2012

As 50 Maiores Cantoras de Todos os Tempos

Part. I
Part. II
Part. III
Part. IV
Part.V
Part. VI
Part. VII


Parte VIII

15.Diana Ross
Ela começou a carreira como parte do grupo The Supremes fundado na histórica Motown. Com o grupo, ela fez história ao emplacar 12 números um na parada americana, um feito incrível para um grupo de apenas mulheres e negras. Contudo, sua estrela brilhava muito mais que as colegas. Por isso, a gravadora a lançou em carreira solo onde ela se transformaria a primeira super star da música com cerca de 100 milhões de cópias vendidas e uma carreira de mais de 50 anos. Fato curioso: vocês sabiam que ela foi indicada ao Oscar em 1973 de Melhor Atriz pelo filme Lady Sings the Blues cinebiografia da lenda do jazz Billie Holiday perdendo para Liza Minnelli?

14.Amy Winehouse
Um meteoro que passou quase na velocidade da luz. O que essa franzina inglesa para o mundo foi um originalidade já esquecida, uma vivacidade já morta, uma luz já apagada. Sua influência deve se transformar em lenda em algumas décadas quando novas gerações descobrirem ela como lenda musical. Sim, sua vida pessoal destruiu um dos maiores talentos. Porém, seu legado musical ira se sobrepor a isso e apenas ficara a lembrança e a lição. Assim como Back to Black será seu maior legado.

13.Cher

Poucas pessoas podem ser consideradas ícones desde o começo da carreira. Desde que começou ao lado do então marido, Sonny, ela virou ícone seja pelo talento ou bela beleza exótica. Com ele, ela lançou o hino I Got You Babe. Após o fim da parceria no casamento e no trabalho, ela passou por um peróodo de esquecimento até que se reinventou como atriz. Consagrou-se em Cannes com o filme Marcas do Destino, ganhou indicação de coadjuvante no Oscar por Silkwood - O Retrato de uma Coragem e foi ovacionada de pé ao vencer por Feitiço da Lua na categoria de Melhor Atriz no Oscar de 1986. No mesmo período voltou a brilhar na carreira musical com o hit If I Could Turn Back Time. No final da década de noventa voltou a se reinventar com o lançamento de Believe, que com advento do auto-tune mudou a cara do pop. Esse ano ela volta para mais um recomeço. Um ícone além do tempo.

12.Janis Joplin
Seria muito fácil eu colocar apenas cantoras que eu realmente conheço profundamente. Seria, mas eu não assim. A maior cantora de rock de todos os tempos merece o seu espaço aqui por ser a maior cantora de rock de todos os tempos. Sua voz rouca que misturava a soul e blues é um das vozes mais poderosas que a música já teve. Sempre imitada, nunca igualada. Assim com vários nomes além do seu tempo ela se foi com apenas 27 anos, mas sempre terá um "Piece of My Heart" para ela em todos nós.

11.Mariah Carey
Redundante falar dela como uma das maiores cantoras de todos os tempos? Sim, então vamos ser redundantes. A maior vendedora de álbuns desde Michael Jackson (ok, tem uma discordância entre ser ela e a Rainha do Pop, mas a maioria das fontes aponta ela), a dona de mais hits desde os Beatles, uma das maiores fortunas do showbussines, a maior voz surgida na sua época, dona de um dos mais impressionantes comebacks da música e etc. Como não posso citar todas suas músicas, vou citar apenas a primeira como o marco da carreira dela: Vision of Love. Pronto, fomos mais que redundantes.


Como eu reparei que houve certa "polêmica" com a minha lista, quero fazer uma proposta: quem acerta o primeiro lugar. É difícil, mas não impossível. E quem quiser pode indo chutando as outras primeiras também. Comentem!

6 comentários:

Niw disse...

Concordo com todas menos a Amy, ela tinha ótima voz e de uma identidade muito bem definida, mas não não.
Acho que entre as primeiras vão estar Whitney, Madonna(apesar de ñ gostar da velha, ela tem uma carreira respeitável) e acho que a Mary J. Blige juntamente com a Bey também deveriam estar no topo, mas já passaram.
Aguardando as próximas.

Niw disse...

Repeti o comentário, foi malz

Jota disse...

Sem problemas!

Valeu e volte sempre!

SIDCLEY RODRIGUES disse...

Não faço idéia de quem esteja no topo, mas vou chutar a Aretha Franklin

Tiba disse...

Senti falta da femme fatale do rock,Nico. ..
E Janis deveria estar em primeiro,somente Aretha canta mais,na minha opinião

Unknown disse...

Amy foi espetacular , uma voz poderosa , cantava muito !