5 de maio de 2012

Faixa Por Faixa - Grandes Álbuns

CD: Jolene
Artista: Dolly Parton
Gênero: Country
Vendagem: Sem dados concretos
Singles/Peak na Billboard: Jolene (60°; primeira música dela a entrar na parada principal americana) e I Will Always Love You
Ano: 1973


Considerado um dos maiores álbuns de todos os tempos, Jolene foi responsável pela ascensão definitiva de Dolly Parton ao sucesso. Lanaçado em 1974 teve como primeiro single a canção que dava nome ao álbum. Com Jolene (a música) Dolly escreveu uma parte importante do country devido ao sucesso da canção que é considerada com a sua obra de arte. Outra música lançada na época foi I Will Always Love You, mas que só alcançou o status de clássico quase duas décadas depois quando foi regravada por Whitney Houston.


Faixas

1.Jolene: Já foi dito, mas não custa retificar: a canção é um dos maiores clássicos de todos os tempos da música americana. Em uma época onde estava em voga o feminismo, Dolly lançou essa história de uma simples dona de casa que ao ver a linda amante do marido prete roubá-lo vai implorar para ela o deixar em paz, pois ela "pode ter qualquer homem, mas só ele a fará feliz". A dramaticidade imposta por Dolly em uma canção brilhante está acima da capacidade da maioria das cantoras.
nota: 10

2.When Someone Wants To Leave: Em uma composição inspiradíssíma onde Dolly faz um pequena, mas genial carta aberta sobre o fim de um relacionamento. "But I know you want to leave/ As bad as I want you to stay" declama Dolly tentando saber o que está acontecendo. Colocado assim, parece uma continuação da história de Jolene.
nota: 9,5

3.River Of Happiness: Deixando o tom mais "alegrinho" ela faz uma canção sobre o amor e que o ele pode trazer. O espírito acolhedor de Dolly se encaixa perfeitamente no tom da canção.
nota: 8,5


4.Early Morning Breeze: Regravação de uma música sua que tinha saído em outro álbum. A produção instrumental é de arrepiar. Com inspiração em rock com a adição de um baixo que faz lembra Hendrix, a canção é um dos pontos altos do álbum. Ainda mais juntando a estranheza de uma composição leve e para cima com um arranjo um pouco dark e mais "sério".
nota:10

5.Highlight Of My Life: Voltando ao "normal" ela entrega uma "prima" country de You Are the Sunshine of My Life de Stevie Wonder. Alegre e divertida do começo ao fim.
nota: 8,5

6.I Will Always Love You: É muito interessante ver como foi gravada originalmente uma canção que ficaria famosa de outra maneira. Muito mais contida que a versão de Whitney, a interpretação de Dolly mostra mais tristeza na colocação das notas e na divisão da melodia que já começa com arranjo e antes do final é mais declamada no ritmo. Essas diferenças são gritantes, mas não comprometem nem uma das duas versões de serem geniais.
nota: 10

7. Randy: Uma canção de apenas um minuto e cinquenta e dois minutos é melhor que muito canção de hoje em dia com o triplo de duração, produção e composição. Simples e tocante declaração de amor pode ser mais poderosa que uma complexa e demorada narração sobre o amor.
nota: 9


8.Living On Memories Of You: Uma música pode vencer o tempo quando ao ouvi-la você pode colocá-la em uma nova roupagem e ela continuar tão boa. Ouvindo a canção e prestando atenção a interpretação magnífica de Dolly fiquei imaginando uma cantora de soul/R&B fazendo uma versão poderosa para a triste letra. Assim canções se fazem eternas.
nota: 9,5

9.Lonely Comin' Down: Única música do álbum que tem duração de mais de três minutos revive a parceria dela com o cantor que a lançou Porter Wagoner. Escrita por ele, a canção é balada avassaladora sobre a solidão e o que ela trz. Dolly está inspirada para mostrar a tristeza necessária.
nota: 10

10. It Must Be You: Terminando com uma canção romântica sobre encontrar o amor da vida.
nota: 8,5

Nenhum comentário: