18 de maio de 2012

As 50 Maiores Cantoras de Todos os Tempos

Part. I
Part. II
Part. III
Part. IV
Part.V
Part. VI
Part. VII 
Part. VIII
Part. IX


Part. X

5.Elis Regina

Quando você chora a glote se abre para ajudar na passagem do ar, por isso, quando uma pessoa tenta falar, além de ser difícil, a voz sai esganiçada. Imagine tentar cantar. Isso era o que Elis fazia. Quando se emocionava no meio de uma música, ela simplesmente chorava e continuava a cantar "normalmente". Quem já viu alguma interpretação dela para a canção Atrás da Porta sabe do que falo. A maior cantora brasileira de todos os tempos sempre esteve além da sua própria geração não encontrando ninguém a sua altura. Trinta anos após sua morte Elis é reverenciada por qualquer um conhece um pouco do que é música de verdade. A Pimentinha deixou seu legado para a eternidade.

4.Édith Piaf
Ela não alcançava direito um metro e quarenta centímetros de altura, mas o ela tinha de talento dentro de si a fazia ficar com dois metros de altura. A francesa Édith tirou de sua vida a alma de sua voz. Faço uma pequena lista do que passou: pobreza, perdeu uma filha aos dezessetes anos de meningite, se prostituiu, teve que cantar nas ruas para viver, perdeu o amor da vida dela em uma acidente de carro, teve três sérios acidentes de carro e por conta disso se vicio em remédios para a dor e também em álcool, passou por três reabilitações e morreu aos quarenta e sete anos de câncer. Contudo, sua vida foi dedicada a cantar sendo sua única alegria de verdade. Os hinos La Vie en Rose e Non, je ne regrette rien são as maiores representações de uma carreira marcada na história.

3.Barbra Streisand
Era uma vez uma pobre jovem judia que tinha apenas um sonho: se tornar uma atriz. Porém, havia vários fatores que fazia desse sonho impossível. Além da condição de vida, ela não tinha uma beleza padrão para conquistar as telas de cinema. Contudo, o que destino não contava era que essa jovem era Barbara Joana Streisand, ou como ficou conhecida depois, Barbra Streisand. Ela começou cantando em boates nos anos cinquenta até que conseguiu uma chance de gravar seu primeiro álbum The Barbra Streisand Album em 1963. Então, o mundo viu qual era o tamanho do talento que aquela jovem tinha. Uma voz completamente fora desse mundo e de qualquer outro mundo. O álbum se tornou um sucesso e venceu o Grammy de Álbum do Ano. A caminhada de glória de Barbra continuou se entrelaçando ao seu genial trabalho como atriz/diretora/produtora ao longo de mais de quarenta anos de carreira (veja mais informações aqui). O que mais falar de um ícone que tem 36 álbuns sendo a única artistas que colocou ao menos um CD no topo das paradas em cinco décadas diferentes, vendeu mais 150 milhões de cópias, venceu 15 Grammy's? Ela é simplesmente Barbra.


Para corar as duas cantoras que ficaram nos primeiros lugares, vou fazer especiais separados para vocês conhecerem mais profundamente as maiores cantoras de todos os tempos. Aguardem!

4 comentários:

INFINITIVO disse...

Acho que Patti LaBelle e Aretha Franklin são as primeiras!

lucas lopes disse...

faltou alicia keys. simplesmente.

Jota disse...

A Alicia está sim em uma postagem anterior!

Persiolino disse...

Cara, sei que é dificil pra caramba fazer uma lista dessas, mas eu acho que faltou entre as 50 a bela voz de Karen Carpenter...