11 de dezembro de 2012

Reveleção do Ano

Começamos agora a definir mais uma das categorias dos Melhores de 2012.

Milhares de jovens sonham em poderem trabalhar exclusivamente com o coisa que mais gostam: a música. Desses, apenas uma centena consegue realizar esse sonho. E uma parcela ainda menor consegue chegar ao topo. Alguns nem precisavam. Outros mais do que merecem chegar aonde estão. Em 2012 a nova safra de novos artistas foi abundante. De todos esses tive a complicada tarefa de escolher apenas cinco para concorrer a Revelação do Ano. Sem mais delongas aqui estão os candidatos para vocês leitores escolherem:


Em ordem alfabética:

                                                        Azealia Banks

Ela tem apenas 21 anos, nascida no Harlem, ganhou notoriedade na Inglaterra, foi escolhida como um dos próximos grandes nomes do hip hop e ainda nem ao menos lançou um álbum. Essa é a rapper/cantora Azealia Banks. Dona de um talento único como rapper sendo capaz de mudar de estilo em um piscar de olhos sem parecer esquizofrênica, Azealia tem uma visão artística impressionante com a capacidade de misturar desde o hip hop até os mais obscuros subgêneros do eletrônico criando canções excepcionais. Com apenas um EP lançado (1991) com quatro músicas, uma mixtape divulgada na internet (Fantasea) e vários clipes ótimos, Banks prepara o lançamento do seu primeiro e aguardado CD de estréia Broke with Expensive Taste para Fevereiro próximo, além da participação no próximo álbum da Lady GaGa e uma parceria com Kanye West. A questão é: com apenas essas ótimas "amostras grátis" será capaz de fazer Azealia a sua escolha para a Revelação de 2012?


                                        Emeli Sandé


Uma história que talvez vocês não saibam: originalmente seu nome artístico era Adele Sandé, mas devido ao sucesso crescente da outra Adele ela teve que mudar para seu nome do meio virando Emeli Sandé. Curiosamente, esse ano Emeli conseguiu ultrapassar sua chara se fazendo seu álbum de estréia  do magistral Our Version of Events o mais vendido do ano na Inglaterra. Depois de começar a carreira (após largar o curso de medicina) escrevendo para outros artistas e fazendo participações. Ajudada pelo sucesso como featuring, Emeli conseguiu emplacar na parada britânica como artista com sucessos como Heaven e Next to Me. Somando ao fato de nesse meio tempo ela emplacou outras canções nas paradas em participações em canções de outros artistas e que a vendagem de mais um milhão de cópias, Emeli se tornou a artista mais importante da terra da Rainha. Com o sucesso, ela começou a entrar no poderoso mercado americano com a ajuda da Alicia Keys e já tem canções gravadas por Rihanna e pela própria Keys. Dona de uma voz doce, mas com um poder fora do comum e um talento de compositora inigualável, Emeli é a sua escolha como a Revelação do Ano?


                                         Frank Ocean

Uma coisa já é garantida: Frank Ocean é o artista mais corajoso do ano após revelar que seu primeiro amor foi um homem. E a revelação encontra ainda mais relevância quando sabemos que Frank está inserido no preconceituoso mundo do hip hop. Isso já seria motivo de elogios inclusive de colegas, mas o jovem de 25 anos foi muito além. Já trabalhando como compositor e produtor para o grupo que ele ajudou a fundar Odd Future e para nomes como Beyoncé, Jay-Z, Justin Bieber e Brandy, Franck lançou a elogiada mixtape Nostalgia, Ultra. O que ainda não preparou os espíritos para o lançamento do seu primeiro álbum a obra de arte channel ORANGE. Ovacionado pela critica inteira como o melhor álbum do ano, Frank se tornou o novo artista mais aclamado dos últimos anos. Dono de um sensibilidade tocante e capaz de criar histórias geniais em composições perfeitas, sua voz lembra uma mistura de Prince com Michael Jackson só que com originalidade própria e capacidade técnica impressionante e um conhecimento sonoro rico pegando toda a sua referência no soul music e revitalizando em uma magistral e original sonoridade. O maravilhoso ano de Frank termina com seis indicações ao Grammy. E você foi conquistado também?


                                      Haley Reinhart

No começo da febre de realities show musicais tinha o estigma de lançar apenas cantores que tinham "grandes" vozes. Parecia que todos aqueles que fossem mais "artistícos" eram limados de qualquer possibilidade de entrar no show. Quem não ganhasse estaria praticamente fadado ao limbo. Dos vencedores dessa primeira fase apenas Kelly Clarkson e Carrie Underwood conseguem se manter até hoje relevante, pois se mostraram mais que apenas ótimas vozes. Contudo, de um tempo para cá as coisas começaram a mudar. O plot agora é buscar alguém com algo a mais. Não é só basta ter saber alcançar grandes notas, mas é preciso ter algo a mais: ser um artista completo. Alguns acertos foram feitos e outros erros bem grandes foram cometidos para achar esse artista ideal. Nenhum desses vencedores (referindo especialmente aos Estados Unidos) foram a melhor escolha, mas entre os renegados ao títulos de campeão sempre há uma estrela. Uma das últimas a surgir foi Haley Reinhart. Terceiro lugar da décima temporada do American Idol, ela teve uma trajetória difícil no programa como comento na resenha do sensacional single Free. Apesar do seu primeiro CD Listen Up! mostrar o talento de uma cantora única que tem uma sonoridade chique e refinada comprovando que o pop ainda tem salvação, ela ainda não alcançou o sucesso mainstream a jovem ainda é um talento a ser reconhecido. Então, vocês darão à ela esse título aqui no blog?


                                      Kendrick Lamar

Vamos ser sinceros: desde a estréia do Kanye West não surgiu nenhum rapper realmente relevante para o mundo do hip hop. Alguns até tentam como o Drake e outros foram perdendo a "pegada" como B.o.B e a Nicki Minaj. Será que dessa vez o hip hop "desencanta"? O próximo grande rapper atende pelo nome de Kendrick Lamar. Abençoado pelo padrinho Dr. Dre e outros grandes do ramo, Lamar ainda mantém um frescor de um novato cheio de ideias na cabeça, mas com a consciência de saber quem são os seus "originadores". Seu segundo álbum (primeiro por uma gravadora) good kid, m.A.A.d city é a prova mais perfeita disso com produções classudas respeitando a visão dele sem precisar seguir cartilhas só que com a capacidade de construir obras atemporais e ao mesmo tempo modernas, composições geniais mostrando o domínio da arte do rap por ele e performances espetaculares. Com essa grande estréia o futuro de Kendrick no mundo da música é extremamente promissor. Será o rapper o vencedor dessa categoria?


Então, a enquete estará no blog durante dez dias sempre aí do lado direito. Votem e comentem!

Nenhum comentário: