9 de fevereiro de 2015

Um Ano Que Promete

FourFiveSeconds
Rihanna, Kanye West & Paul McCartney


O que esperar de 2015 quando se trata do mundo da música? Apesar de já estarmos no segundo mês do ano, ainda parece um pouco cedo para dar qualquer previsão mais concreta, pois tem muito coisa interessante para acontecer desde o retorno de grandes nomes, a consolidação de novos nomes e, claro, o surgimento de novos artistas. Todavia, o começo do ano já teve algumas surpresas que vão deixar uma marca para o futuro.

FourFiveSeconds é a parceria entre a Rihanna, Kanye West e a lenda Paul McCartney (para quem não sabe, Paul é aquele integrante daquela banda que quase não fez sucesso algumas décadas atrás chamada Beatles kkkkkkk). A união desses três nomes causa certo frenesi, pois são artistas com estilos e imagens bem diferentes, apesar de West e Rihanna já terem trabalho juntos algumas vezes. Só que se a gente olhar em perspectiva podemos notar que não é a primeira que Paul faz uma parceria tão inusitada: no começo dos anos oitenta ele já tinha feito parceira com Stevie Wonder ("Ebony and Ivory") e Michael Jackson ("The Girl is Mine" e "Say Say Say"). Só que isso foi a mais de trinta anos atrás e o mundo deu várias voltas colocando o cenário musical em uma configuração bem diferente. Eu poderia até tecer mais comentário sobre isso, se caso achasse que fosse realmente importante para o resultado de FourFiveSeconds. Isso porque, não importa o que se diga, a canção é realmente boa.

Provavelmente sendo lançada como primeiro single do novo álbum da Rihanna, FourFiveSeconds é uma mudança drástica na sonoridade da cantora: saí do pop/eletrônico/EDM dos seus últimos trabalhos e entra uma mistura inusitada de pop/folk/R&B . Ótima escolha para ajudar a reinventar a cantora que vinha demonstrando que tinha perdido força artística com músicas como Right Now, Pour It Up, Jump What Now (todas dos seu último álbum Unapologetic). A produção quase minimalista com acréscimo de poucos instrumentos usando de base os acordes de violão em estilo acústico tocado por Paul dá a atmosfera perfeita para que FourFiveSeconds seja uma canção sólida, diferente do que toca no mainstream e ao mesmo tempo viciante. A composição da canção segue o mesmo estilo em que o menos é mais, mas, felizmente, o teor pessoal e confessional sobre estar a um passo de "estourar" cria um laço com o público que se reconhece na letra. RiRi entrega uma performance vocal crua e madura conseguindo se adequar ao estilo da canção. Sem prejudicar a canção a presença de Kanye usando a sua faceta de cantor é questionável já que ele não é cantor e usa do auto-tune na canção. Quem sabe não seria legal ver o próprio Paul cantando? De qualquer forma, o lançamento de FourFiveSeconds é o primeiro acontecimento de um ano que parece que promete. Aguardemos.
nota: 8

Nenhum comentário: