6 de agosto de 2016

Faixa Por Faixa

CD: Pink Friday
Artista: Nicki Minaj
Gênero: Hip Hop/ Pop / R&B
Vendagem: cerca de 2 milhões de cópias
Singles/ Peak Billboard: Your Love (14°); Check It Out (24°); Right Thru Me (26°); Moment 4 Life (13°); Super Bass (3°); Did It On’em (49°); Girls Fall Like Dominoes (N/A); Fly (19°).

Grammy
Indicações 

Best New Artist
Best Rap Album
Best Rap Performance (Moment 4 Life )

Ano: 2010







Faixas


1. I’m the Best: A canção que abre o álbum é basicamente uma intro, apesar de ter a duração de uma canção normal. Na faixa, a rapper mostra o que podemos esperar do álbum: uma divertida mistura de hip hop, rap,pop e R&B embalados pelas marcante presença de Nicki. A canção tem como tema a vida da rapper antes da fama e a sua ascensão a fama.
nota: 7,5

2. Roman's Revenge (feat. Eminem): A melhor faixa do álbum é simplesmente a grande prova do talento de Nick em uma performance avassaladora assumindo uma dos seus alter-egos: Roman Zolanski. A produção de Swizz Beatz é uma porrada de hip hop com música eletrônica que a transforma em um quase clássico moderno. Além disso, a presença de Eminem em o seu alter-ego Slim Shady é apenas a cereja em cima do bolo.
nota: 9

3. Did It On’em: Outro momento poderoso do álbum mostra Nicki em uma performance visceral, mostrando que, em se tratando de rap, ela é simplesmente a genial. E quando encontra uma batida a altura é encontro da fome com a vontade de comer.
nota: 8

4. Right Thru Me: "Sua composição meio hip hop, R&B e pop romântico mostra que ela consegue se cercar de pessoas com criatividade que vão além do "quadrado". É só reparar na introdução gradativa para ter uma noção do que uma mente com idéias pode fazer. E assim vai ao longo da canção com toques pequenos de genialidade com o sample utilizado. O único problema é que ele se estende um pouco demais no final que num edição mais redondinha ficaria perfeita."
nota: 8

5. Fly (feat. Rihanna): "Das músicas de Pink Friday, Fly é a mais bonitinha em todas suas características. Mostrando uma pegada mais pop/R&B misturando com rap, Nicki passa uma mensagem de superação. Refletindo sobre a própria experiência ela fala sobre as dificuldades que enfrentamos sem se aprofundar muito, mas ao mesmo tempo não é superficial."
nota: 7,5

6. Save Me: Apesar da sensação de ser uma faixa quase dispensável, a canção tem uma composição interessante sobre perceber que, ás vezes, os problemas nossos são apenas nossa culpa de não das pessoas. Uma batida R&B/hip hop que poderia ser melhor, mas dá conta bem do recado.
nota: 7

7. Moment 4 Life (feat. Drake): "A canção continua a mostrar o talento da rapper em criar músicas que ao mesmo tempo tem a pegada pop sem esquecer o lado hip hop. Tudo muito bem balanceado e divertido."
nota: 7

8.Check It Out (feat. Will. I. Am): "A canção mostra que apesar de seguir no caminho pop dance, o single tem muito mais a oferecer que se pode imaginar. Começando pela cultura pop que Nicki e o Will.I.Am mostram na composição. Aqui a música usa o sample da canção oitentista Video Killed the Radio Star para construir o arranjo que consegue a proeza de ser dance pop original com personalidade de sobra para tocar em qualquer rádio pop do mundo."
nota: 8,5

9. Blazin' (feat. Kanye West): Apesar de ter a presença de Kanye West e usar sample do clássico dos anos Don't You (Forget About Me), a faixa simplesmente não funciona. Parece estar completamente fora de foco com uma batida arrastadas, sem nenhum nexo do começo ao fim e, para piorar, com cinco minutos de duração.
nota: 5,5

10. Here I Am: A canção tem uma grande qualidade: pouca duração. A falta de uma letra que realmente possa ser considerada como tal é o seu maior problema, mas ser uma especie de hip hop/rock completamente disfuncional e sem graça não ajuda nada. O mais curioso é que a canção também é produzida por Swizz Beatz, ou seja, o cara é dono da melhor e a pior canção do álbum.
nota: 4

11. Dear Old Nicki: O álbum volta aos eixos com essa "carta" da Nicki para a velha Nicki. O tom é contemplativo e a performance séria e, em alguns momentos, melancólica. E essa característica não é exatamente comum para descrever um rapper. A canção é só melhor devido a sua batida comum e pouco criativa.
nota: 7

12. Your Love: "Your Love é uma balada hip hop que usa a música No More I Love You's da cantora Annie Lennox que apenas por isso já vale nota, mas Nicki coloca a música em um outro nível com um interpretação delicada, sensível e romântica. Quantas vezes você viu algumas dessas palavras para descrever uma música hip hop?"
nota: 8

13. Last Chance (feat. Natasha Bedingfield): Uma divertida batida pop que poderia ter sido bem melhor com uma produção mais criativa.
nota: 6,5

14. Super Bass:  "Apesar do sucesso, a canção não é a melhor de Nicki. Super Bass é na verdade um pop/rap bem feitinho, mas que tem a mesma pegada de outras canções do álbum Pink Friday. O trunfo da canção é o refrão viciante com o boom, boom, badoom, boom. Simples, mas extremamente efetivo. A letra escrita com Ester Dean é divertida, mas um pouco fraca."
nota: 7

15. Blow Ya Mind: A grande mistura de estilos e batidas transforma a faixa em um "samba da Nicki doida". Não funciona.
nota: 5

16. Muny: A faixa pode até ser um pouco irritante, mas é completamente divertida e despretensiosa.
nota: 7

17. Girls Fall Like Dominoes: "Sem dúvidas nenhuma uma das melhores faixas do CD, Girls Fall Like Dominoes tem uma produção inspiradíssima. Começa pelo uso do sample. Apostando na música desconhecida Dominos da banda de rock alternativos, The Big Pink, o produtor J. R. Rotem cria uma pequena pérola misturando pop, rock e hip hop."
nota: 8,5

18. Catch Me: Apesar do potencial pop/eletrônico, a canção não resulta em uma faixa que seja realmente interessante.
nota: 6

19. Massive Attack (feat. Sean Garrett): "Sem apelações gratuitas e com citações pop geniais,ela dá a cada verso forma e força que cada linha é essencial para o resultado. Mais que isso, prova o talento dela que vai apenas de um rostinho bonitinho e corpão. Há momentos de puro deleite:

Então me chame de "Mamãe Simba"
Porque nem o Mufasa poderia parar essa vadia
Eu vôo de helicópitero só pra comprar Balenciaga
Sou só eu, o Mr. Miyagi e o fantasma da ópera"


nota: 8

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente resenha! "Girls fall like domino" é minha favorita. Blog incrível.