4 de agosto de 2016

Straight Outta Brazil

Delação Premiada
MC Carol

Mais conhecida por um reality show sobre a vida de funkeiras em um canal a cabo, MC Carol é muito mais que uma fankeira que quer balançar a bunda na TV e no YouTude. Primeiramente, Carol foge dos padrões estéticos: negra, fora do peso aceito como normal, pobre e favelada. Em segundo, e o mais importante, é que Carol tem realmente algo para falar e a sua voz precisa ser ouvida. Depois da genial Não foi Cabral, Mc Carol lança a ótima Delação Premiada sobre um atual problema nacional: o tratamento das autoridades em relação as classe pobre.

Quero dizer que não sou contra o trabalho de ninguém, especialmente o da policia, mas não posso fechar meus olhos para ver que ainda falta um espaço do tamanho de um precipício na formação dessas autoridades para construir uma mente sem preconceitos e mais preparados para enfrentar os problemas diários. Claro, a nossa sociedade como um todo ainda está a quilômetros de distância de ser justa em todos os sentidos. E, não posso negar, parece ser um problema mundial, pois é só olhar a tensão racial nos Estados Unidos, apenas para citar um exemplo. Entretanto, o Brasil vive uma crise ainda muito maior devido as nossas características e, o pior de tudo, extremamente silenciosa. Quando alguém com um alcance maior que as periferias tem a oportunidade de mostrar a sua voz é sempre um convite para a reflexão. Em Delação Premiada, MC Carol faz isso com louvor.

A canção não é um funk, mas, na verdade, um forte hip hop/rap com alguns toques de funk. Dessa maneira, Carol e sua presença marcante e poderosa entrega uma performance muito mais ligadas aos grandes nomes do rap do que uma simples funkeira. Todavia, o grande destaque da canção é sua composição instigante, direta, critica e tristemente verdadeira. Carol cita dois casos de pessoas que foram mortas supostamente por policias: Amarildo e o DG (o dançarino que era do programa Esquenta da Rede Globo). Além disso, a composição critica não apenas a policia, mas o papel da grande mídia em relação aos acontecimentos. Sem fazer apologia a bandidos ou a vida de crimes, Delação Premiada é um retrato bem real sobre a nossa atual sociedade e não há nada mais de preciso do que o seguinte verso da canção:

"Três dias de tortura numa sala cheia de rato
É assim que eles tratam o bandido favelado
Bandido rico e poderoso tem cela separada
Tratamento VIP e delação premiada"


nota: 8

Nenhum comentário: