30 de janeiro de 2018

Antes Tarde do Que Nunca - Versão Single

The Boy Is Mine
Brandy & Monica

Realizei uma resenha com a mesma intenção de The Boy Is Mine lá em 2009, mas, assim como tudo na vida, o tempo passou e as coisas mudaram na minha percepção da canção da Brandy e Monica. Não a qualidade ou a sua importância e, sim, a forma como eu escrevo sobre os objetos de minhas análises. Então, resolvi revisitar a canção no Antes Tarde do Que Nunca - Versão Single, ainda mais que o single está completando vinte anos em 2018. 

Lançado em 19 de Maio de 1998, The Boy Is Mine foi na época o encontro de duas jovens estrelas do R&B daquela época: a cantora e atriz Brandy (dezenove anos) e a cantora Monica (dezoito anos), ambas com um álbum no currículo no momento do lançamento da canção. Obviamente, o encontro das duas estrelas em ascensão e, segundo a mídia até então, rivais era um estratagema para impulsionar ainda mais a carreiras das duas, principalmente a de Brandy já que a canção foi o primeiro single do seu segundo álbum (Never Say Never). Entretanto, acredito que o veio depois não foi exatamente esperado: The Boy Is Mine foi um dos maiores sucessos daquele ano, ficando treze semanas em primeiro lugar na Billboard. Além disso, o dueto ajudou a consolidar a carreira das jovens no final daquela década, venceu um Grammy e ajudou a remodelar o R&B para o novo milênio.

O grande trunfo e principal legado de The Boy Is Mine foi ajudar a consolidar a fusão do R&B com uma pegada mais pop na sua construção sonora. A base é claramente de R&B, principalmente, devido a postura vocal de Brandy e Monica, mas é possível ouvir a influência pop na batia e no refrão mais demarcado e destacado. Produzido pela própria Brandy ao lado do Darkchild e Dallas Austin, ambos produtores referências no gênero até hoje, The Boy Is Mine também tem a qualidade de reunir em uma canção outros fatores que ajudaram a canção a torna-se um clássico moderno. Inspirado e sendo composta como uma resposta a The Girl is Mine do Michael Jackson e Paul MaCartney de 1982, a canção foi estruturada para ser uma "briga" das duas cantoras que descobriram que se relacionam com o mesmo homem com uma letra marcante, divertida e com o fator viciante em altíssimo nível. Além disso, donas de vozes marcantes, especialmente a rouca da Brandy, as duas cantora entregam performances tão marcantes que covers da mesma perdem muito significado devido a isso. Ao revisitar a canção vinte anos depois do seu lançamento fica clara a importância na história recente da música, criando um legado que até hoje é refletido em trabalhos de vários artistas.
nota: 9

Nenhum comentário: