7 de julho de 2010

Aquela que Dançava No Escuro

Dance In The Dark
Lady GaGa



Se fala muito sobre Lady GaGa.O mais importante ninguém fala:ela disse que era original?Ela disse que não se inspira/copia em algumas pessoas e faz em suas músicas/clipes/apresentações com claras referencias e reproduções?Não.Quem começa a falar tudo isso é o "povo".Essas "intriguinhas" partem do público que não gosta dela e que é respondido pelo público que gosta dela.Eu gosto dela,mas se você me perguntar o que eu acho dela eu respondo:"Uma cópia muito bem feita!".Mas então porque você gostas dela?Simples.Até agora envolto a todas essas polêmicas ela vem fazendo músicas fodas ao quadrado como em anos o mundo pop não se vê.E isso se comprova no ex-single/próximo e/ou último single de The Fame Monster,Dance in The Dark.
Antes de mais nada vamos as explicações:Dance in the Dark seria o terceiro single como desejava a própria cantora,mas foi posto de lado pela gravadora que queria Alejandro.E pode-se que ela ainda tenha chance de virar single.Apesar do bom desempenho de Alejandro nas paradas foi um erro pois Dance in The Dark é muito mais superior.E digo mais:a música é a melhor até hoje feita por Lady GaGa.
Dance in The Dark é tão acima do pop comercial de hoje que quase chega a ocupar o nível de clássicos como Like a Prayer e Girls Justa Wanna Have Fun.É de uma maneira estranha ela só poderia encontrar uma interprete tão excetrica como ela pois poderia perder as suas qualidades.A música é pop dark psicodélico com uma batida que ao mesmo tempo conquista pela cadencia menos frenética e ao mesmo tempo assusta pela densidade e estrutura desfragmentada.Há aqui influência de Madonna em Vogue com a new wave dos anos oitenta e isso deixa a música com uma clara de hit de uma época onde muitos ainda tentavam encontrar o seu próprio som.A voz de Lady funciona perfeitamente com seus efeitos,texturas e um tom dramático que mais parece estar cantando um tragédia grega.Mas o que Dance in the Dark a obra prima dela é a sua avassaladora e genial composição.Escrita por ela mesma e pelo produtor da música Fernando Garibay fala sobre as angústias e dores de ser uma mulher na nossa sociedade e ser descriminada apenas por ser uma mulher.Em busca de sua própria identidade ela invoca nomes de mulheres famosas que tiveram uma morte prematura e triste como a Lady Diana em uma dos versos mais triste e fortes dos últimos anos:

Marilyn, Judy, Sylvia, digam-me como se sentem garotas
Trabalhe sua loira A. Ramsey vai assombrar como Liberace
Encontre sua liberdade na música
Encontre seu Jesus, encontre seu cupido
Nós nunca iremos nos separar
Diana, você estará em nossos corações
Nunca a deixaremos você desabar
Juntas iremos dançar no escuro

Aqui no blog,enquanto Lady GaGa ainda estiver fazendo músicas tão fodas como essa e não sair de vez da "casinha" estilo Britney Spears com a "umbrella-ella-ella" na mão,vou defender ela.Cópia ou não.
nota:9

3 comentários:

lucas lopes disse...

tá a musica é boa, mais nada de dizer que ela é melhor das quaais vc citou, acho que o gagasmo subiu a sua cabeça, ela não é tudo isso, é uma atriz cantora, melhor definição impossivel. Dance in the dark, é uma otima canção Alejandro não chega aos pés dessa, mais não é uma grandiosidade, vmaos vê se fará sucesso que nem as outras, e espero ansiso que daqui a 10 anos ninguém mais mais dela e pensem que todos estão imitando essa figura.

09 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luan Reis disse...

Já admirei muito a Gaga, hoje esse excesso me irrita. Ponto. Não há o que se falar.
Mas, como não sou passional, digo logo, ela é muito boa artista POP, vende o seu produto como nunca,ecomo dizem, Gaga está 24 horas por dia vendendo o seu produto e usa de maneira impressionante os meios audiovisuais para vendê-lo, assim como o mercado fonográfico esperava de um artista do século XXI e, que, nenhuma outra tinha feito até então.
Quanto as inspirações são evidentes, mas não é de todo uma cópia, acho essa coisa de dizer que ela é apenas uma cópia de vários artistas um tremendo de um exagero.
Assim como acho exagerado a achar isso tudo que pintam, a Gaga como musicista é deliciosamente raza como manda o figurino, não há nada de novo, nada de realmente emocionante, nada que lhe safe ou te surpreenda.
Já "Dance In TheDark" é uma composição acima da média e com uma melodia bonita. A letra em nada me tange, parece com muitas por ai. As referências são interessantes, mas nada que Vogue já não tenha feito, com menos pieguismo diga-se de passagem.
Acho um exagero comparar essa música a "Like A Prayer", afinal está última não se resume a uma boa música, ela firma uma nova maneira conceitual e ousada, até os dias de hoje, de tratar a religiosidade, que é amplamente copiado por toda comunidade POP.