27 de setembro de 2012

A Balada do Vencedor Chato

Home
Phillip Phillips

A invasão de realities musicais voltou com tudo devido ao sucesso do The Voice que acaba de ganhar uma versão aqui no Brasil (onde dona Cláudia Milk é mais esnobada que salada em churrascaria kkkkkk). Enquanto o The X Factor USA apesar da repercussão com dona Britoca e Demi (Who?) Lovato ainda está indo mal das pernas, o mais tradicional reality do genero procura se renovar mais uma vez. O American Idol viu aumentar os índices de audiência quando colocou Jennifer Lopes e Steven Tyler no painel de jurados na décima edição, mas não durou muito já que na última temporada os mesmo índices caíram alarmantemente. Vendo o barco afundar os dois jurados pegaram seus barquinhos e saíram da atração para cuidarem de suas carreiras que tiveram um renascimento após a passagem deles no AI, principalmente para J.Lo. Os produtores se viram em um beco sem saída: o que fazer para voltar a ser o programa número um da America? Então, começaram os boatos de quem seriam os novos jurados. Vários nomes foram cogitados até que Mariah Carey foi confirmada com a primeira jurada da atração. Mimi que tinha recusado a oferta de ser jurada no programa de Simon Cowell se rendeu ao convite após acertar um salário de 18 milhões de dólares o maior de todas as estrelas deixando para trás J.Lo, Britney e Aguilera. A próxima foi Nicki Minaj acertar e ser "colega" de Mimi já começando os rumores de inveja e puxões de peruca entre as duas. Para fechar o painel haviam rumores de Kanye West e o ex-participante Adam Lambert o que faria do programa ter o melhor corpo de jurados de todos os tempos ainda mais com a possível saída do eterno jurado Randy Jackson. Só que o banho de água fria veio com o anúncio que Randy iria voltar e o cantor country Keith Urban (também conhecido por marido da Nicole Kidman). De qualquer forma, há uma grande esperança em ver as duas cantoras no programa que ao menos vai começar com uma boa perspectiva devido ao sucesso do último ganhador Phillip Phillips e o single Home.

Phillip Phillips foi um dos motivos que eu desisti de assistir no meio a última temporada. Depois de chegar na fase de live shows, o programa ficou extremamente chato devido o pouco carisma do candidatos e o favoritismo de Phillip. Seguindo um caminho mais indie, Phillip tem o mesmo carisma de uma batata cozida e suas performances sempre eram basicamente as mesmas. Só Deus realmente sabe o motivo de le ter vencido, mas o a fato é que depois de muito anos um vencedor conseguiu emplacar a música lançada após a vitória. A canção Home foi muito ajudada pelo fato de ter sido usada pelo canal NBC na cobertura das Olimpíadas desse ano. Com isso a canção ganhou muito destaque e conseguiu excelentes vendas no iTunes e alcançar o 9° lugar na Billboard. Mesmo ainda se nenhum pingo de carisma devo admitir que o Phillip ao menos foi respeitado no estilo que ele se destaca: o indie pop.

Home lembra o que a banda Mumford & Sons faz o que é uma evolução para uma música "do vencedor" do AI que costuma ser piegas ao extremo. O grande trunfo é a composição simples, emocionante e cativante sem recorrer a clichês bobos ou populares. A veia artística de Phillip é mantida com um arranjo bacaninha que destaca por ser contido, mas com uma camada bem interessante na sua construção. O defeito é na produção dos vocais do vencedor do reality: parecem frios e burocráticos. Não que ele mostre muito mais que isso, mas ele possuem qualidades mais interessantes principalmente ao vivo. Não que isso ajude a melhorar essa sensação de chatice vindo dele. E para piorar ele tem o pior nome de antro da música: Phillip Phillips. Quem sabe MC e CIA. não encontrem alguém com a alma de astro de verdade.
nota: 7,5

Nenhum comentário: