18 de setembro de 2012

E Agora, José?

Your Body
Christina Aguilera

Sabe quando aquela sua amiga que está uns 10 quilos acima vira e te pergunta como ficou vestida em um vestido que foi feito para uma menina de dez anos? Você olha para ela e pensa: "Fudeu!". Se você fala a verdade vai perder a amiga. Então, você vira e manda: "Tá linda!". Devo admitir que me senti assim após ouvir o primeiro single do novo álbum da Christina Aguilera.

Antes, vão alguns fatos: sempre foi fã dela mais muito, mais muito, mais muito tempo antes de começar esse blog. Sim, admito que sempre fui FÃ (coisa que um "critíco" não deveria fazer). Tenho o Stripped (álbum e DVD) e o considero em alta conta! Só para dar um exemplo. Tenho acompanhado com certa tristeza os últimos acontecimentos na carreira dela. Exceto pelo trabalho como jurada no The Voice (vamos falar a real que ela não é a causa solitária do sucesso do reality) nada está dando muito bem para ela. Nem vem me falar de Moves Like Jagger que não engulo essa participação safada dela na canção, mesmo sendo um sucesso. Esclarecido isso, vamos ao que interessa: Your Body.

Como vocês poder ter percebido, eu torço pela Aguilera. Por isso atrasei essa resenha já que poderia ter feito à muito tempo atrás quando vazou. Resolvi esperar para ver se a música seria apenas uma "demo" e ainda teria uma nova produção. Infelizmente, não posso mais protelar. Queria muito falar muito bem de Your Body, mas não dá. Eu até gostaria muito de fazer o BFF e falar: "Tá ótimo!", mas não vai dar. Prefiro perder a "amiga" a falar uma mentira. Your Body é uma canção "flat". A canção nem chega a ser ruim já que tem uma produção até ok, mas não passa de um R&B eletrônico que não tem personalidade própria. A batida é fraca e com pouca expressão. Aguilera está lá em vocais bem conduzidos, mas não tem aquele brilho de antes. A composição é até fácil de decorar, mas não tem um pingo de força que ela já mostrou seja em músicas dançantes ou baladas. E para terminar a canção se arrasta por quatro minutos e só melhora de fato no final, mas já é tarde demais. Tenho medo do que pode ser o Lotus (nome do próximo álbum dela), não sei se vai ser sucesso (quando escrevo a resenha a canção está em 11° no iTunes) e espero o melhor para a Aguilera. Só tenho medo que a carreira musical dela tenha chegado na temida pergunta: e agora, José?
nota: 5,5

Um comentário:

Marina Teixeira disse...

Acho que uma canção como essa é o que ela precisa para voltar aos charts e hitar. É catchy, tem um refrão que pega (principalmente a versão explicit), não é uma produção tão óbvia (o meu medo era que ela voltasse com um batidão eletrônico que escondesse completamente a voz dela e aí sim, tiraria completamente sua personalidade), é pop e divertida, despretensiosa num mar de pretensão que virou o pop atual.

Não vai mudar o mundo, claro, mas para quem passou por uma maré de azar e flop daqueles, vale a pena. Além disso, acho que Aguilera precisa de uma música que seja meio como um recomeço pop (produção do Max Martin, que deu os #1 solo dela), porque se ela viesse com alguma coisa diferente demais, aí sim o flop seria iminente.

É melhor dar um passo pra trás e reavaliar as coisas e depois dar passos mais ousados pra frente.