16 de maio de 2015

The Best...So Far 2010 - 2014 (Parte 8)




30.I'd Do It All Again
Corinne Bailey Rae

Uma canção de um sensibilidade única e de uma melancolia atemporal que, quando ouvida hoje em dia, mostra o quanto a música precisa da volta da cantora aos holofotes.

29.Dog Days Are Over
Florence + the Machine

"Longe de qualquer apelo radiofônico e com o pé no indie, o single é um bela pedida para quem cansou de GaGa & Cia.Começa com um solo de banjos em um clima delicado.Com o decorrer dos primeiros acordes a música começa a ganhar uma batidas de palmas mudando o ritmo.E assim vai numa montanha russa musical misturando partes mais suaves com outras de puro "batidão" indie. Tudo isso é costurado de maneira perfeita que você se deixa levar pela canção acompanhando a letra de auto ajuda nonsence que fala de cavalos,cães e balas de felicidade.Isso fica mais em evidencia no final explosivo que dá vontade de gritar que os meus "dias de cães acabaram""

28.Bright Lights Bigger City
Cee Lo Green

"Tem uma pegada anos '70 disco music com soul music avassaladora e contagiante. O arranjo perfeito mostrando a capacidade de criar uma batida orgânica com todos os instrumentos de "verdade" e não precisa de DJ's para criar algo para pistas e rádios. Tem força na letra "feita para dançar", mas que não usa em nenhum momento clichês do estilo e entrega uma letra inteligente. E tem elegância nos magníficos vocais de Cee Lo. Ele domina a canção como se fosse um dos grandes nomes do soul music como Stevie Wonder."

27.No Church In The Wild (Feat. Frank Ocean)
Jay-Z & Kanye West

"É necessário entender a profunda, áspera e quase filosófica critica a sociedade atual na ótima composição que usa de três canções para chegar no resultado. E devo admitir que lição que Kanye e Jay dão para todos os rappers que se prendem aos mesmo clichês. Apesar de fazerem o dever de casa certinho demais em seus versos, os dois mostram porque estão uns des passos adiante do resto do contemporâneos rappers entregando atuações fortes. Quem brilha mesmo é o cantor Frank Ocean que fica com o poderoso refrão tanto na composição como na sua produção."

26.Picking Up the Pieces
Paloma Faith

"A exatidão de como Paloma descreve esse tipo de relação é simplesmente acachapante. A verdade expressa em cada palavra nua e crua é como uma precisa, mas dolorida cirurgia que arranca os mais profundos sentimentos em poucos e intermináveis segundos. Está o amor quase doentio, a aceitação de ser posto em segundo, o conhecimento da tragédia emocional que a própria pessoa se preta a fazer. O arranjo pop/rock/soul completamente diferente de uma balada normal marca perfeitamente o tom da canção. Bem estilizada e com uma batida delicadamente cadenciada, mas com certa dose de dramaticidade necessária para acompanhar o desempenho impecável e memorável de Paloma. Entre momentos doces e poderosos, Faith domina Picking Up the Pieces com unhas e dentes de uma pessoa que já passou por isso."

25.Runaways
The Killers

"Runaways é uma balada rock épica com toques de new wave e mesmo transpirando um atmosfera de mais de vinte anos a trás tem um frescor contagiante. A canção tem uma composição magistralmente elaborada para contar uma história de amor, mas sem perder o foco na construção harmônica e original da disposição da letra resultando em um refrão poderoso. Além disso, tematicamente Runaways fala sobre a continuidade de um amor e como ele muda ao passar dos anos. Só com isso já ganhar uma menção honrosa pela ousadia, mas, além disso, a letra Flowers é sensacional: densa e poderosa. Assim com o arranjo, o vocal de Brandon é espetacularmente bem produzido e merecem destaque pela profundidade que conseguem dar para o sentimento necessário para embalar a composição avassaladora."

24.Dirty Laundry
Kelly Rowland

"Dirty Laundry é um desabafo sobre o que parece ter sido o pior período da vida dela: logo após o sucesso inicial da carreira solo da Beyoncé com ela tentando lidar em ser a "sombra" da irmã. Kelly fala abertamente da sensação de ser preterida e tentar lidar com a mistura de sentimentos estando feliz pelas conquistas da "irmã" e ao mesmo tempo inveja pelas mesmas conquistas. Contudo, como se diz aqui no interior: o buraco é bem mais embaixo. Dirty Laundry também é sobre um relacionamento abusivo que ela vivenciou na mesma época e como isso afetou sua vida, em especial sua relação com a Beyoncé. Fica claro que Kelly sofreu abusos psicológicos e físicos do namorado da época (especulações falam do ex-jogador de futebol americano Roy Williams, mas ele nega). Muito dos problemas emocionais que Kelly passou em relação a gangorra emocional com Bey foi devido a esses abusos emocionais do namorado (ela afirma que ele dizia que ninguém a amava, principalmente a "irmã") combinado com os físicos gerou uma bomba que poderia ter destruído a vida de Kelly, mas ela conseguiu superar e, eu acredito que Dirty Laundry, é a coroação dessa volta por cima."

23.Pyramids
Frank Ocean

"Com quase dez minutos de duração, Frank coloca a arte acima do comercial em uma produção avassaladora. A viagem psicodélica entre sonoridades, ritmos, instrumentos, batidas, texturas, cadências alternando do R&B passado pelo pop e o eletrônico mostra a genialidade de um cara em saber como elevar sua arte em outros níveis. Tudo terminando em um solo (não creditado) de guitarra de John Mayer em estado de inspiração pura. A composição é o paraíso para qualquer compositor talentoso. A epopéia sobre um "cafetão" se apaixonando por sua "agenciada" mistura elementos fantásticos associando a amada a Cleópatra e strip clubs com pirâmides. Um delírio milimetricamente fantasioso e arrebatador que envolve em uma narrativa soberda e visceral. Como em um drama, Frank carrega em um performance contida e ao mesmo tempo com uma carga emocional descomunal em sua voz."

22.Love the Way You Lie (feat. Rihanna)
Eminem

"Eu poderia muito seguir o caminho mais simples e falar sobre o sucesso da música dando o segundo número um seguido dele na Billboard,além do mega sucesso do álbum Recovery em vendas.Poderia,mas não vou.Poderia falar da presença de Rihanna e como é diferente a união deles,mas não vou(apesar de presença dela aqui ser de extrema importância). O que vou falar é de como eu me sinto ao ouvir Love the Way You Lie. Poucas vezes na minha vida fiquei tão impressionado e maravilhado em ver que por trás da armadura dura e quase impenetrável de um artista há um homem que sofre de amor como qualquer um de nós.Um homem fraco,cheio de falhas e triste. E que sabe falar disso de maneira honesta sem esconder quem é,o que fez e o que pensa."

21.Partition
Beyoncé

"O primeiro fator que faz Partition ser tão genial é a maneira como ela foi composta. Beyoncé nunca foi tão sexual, sensual e safadinha em uma canção como ela está aqui. Porém, o que poderia cair na vulgaridade, já que em várias vezes a composição se mostra bem explicita, é contornado pela inteligência dos compositores. Liderados por Timbaland ao lado da própria Bey, do Justin Timberlake e do The-Dream e mais quatro nomes, a letra de Partition (e da sua introdução Yoncé) é uma coleção genial de sacadas, "piadas" e tiradas que misturam claras referencias sexuais com referencias pop. Essa construção tão bem pensada, aliada com o ótimo jogo de rimas e o trabalho fonético, transforma a música em um trabalho original, inovador e a frente do que ouvimos na atual música pop."

Nenhum comentário: