28 de agosto de 2015

Primeira Impressão - Outros Lançamentos

Five Needle
Wynter Gordon


Algumas vezes eu esbarro com um artista que ajuda a revitalizar aquela velha chama do meu amor pela música que foi a responsável eu começar esse blog. O último exemplo disso é a americana Wynter Gordon e seu ótimo EP Five Needle.

Já com um álbum lançado (With the Music I Die de 2011) e tendo na bagagem ter sido featuring na canção Sugar do rapper Flo Rida em 2009, Wynter lançou esse EP contendo cinco músicas inéditas. Saindo do pop/eletrônico desse trabalho, Five Needle é um inspirado e comovente trabalho R&B/pop que apóia-se na sutileza para construir uma sonoridade que foge da estereotipação das novas tendências do gêneros. Já na primeira faixa já possível vislumbrar o potencial de Wynter Gordon com a ótima Bleeding Out: com uma letra forte e ao mesmo tempo intimista, a delicada batida misturando R&B e pop indie ajuda a criar uma faixa realmente impressionante. A próxima faixa é Home que mesmo perdendo um pouco da qualidade em comparação a faixa anterior mostra uma importante inserção na sonoridade do EP: o alternativo. Com isso, fica possível notar um cuidado com a instrumentalização indo para um caminho mais orgânico com a utilização de uma base rica em batidas. A canção lembra muito a sonoridade do Florence + The Machine com a Wynter soando parecido em seus vocais com a Florence Welch, mas sem fazer uma cópia. O EP despi-se de maiores recursos de arranjo com uma base de violão e apenas sutis adições de outros instrumentos em uma crescente para mostrar o lado mais emocional de Wynter na linda Higher. Voltando com uma sonoridade mais pomposa como resultada da mistura de pop alternativo com R&B está a boa World On Fire e a sua composição marcante, mas que faltando um refrão mais impactante. O trabalho não poderia terminar melhor com a grandiosa Against the Time que poderia estar perfeitamente no último trabalho do Florence + The Machine, mas que com Wynter ganha uma atmosfera menos pesada e mais radiofônica com a presença do rapper Vince Staples. Espero que esse seja o começo de uma grande "amizade" minha com a Wynter Gordon. 
notas
Bleeding Out: 8
Home: 7
Higher: 8
World On Fire: 7,5
Against the Time: 8
Média Geral: 7,7

2 comentários:

Anônimo disse...

Há uma música dela, "Til death" cuja versão do videoclipe é BEM melhor que a versão do disco, mesmo caso de "Someday" da Mariah. J você sabe onde posso adquirir de forma legal as versões remixes (dos videoclipes) dessas músicas? No itunes não tem... obrigado.

Jota disse...

Wesley, eu normalmente uso uma comunidade no facebook chamada Download Musicais que tem um enorme acervo de grandes artistas e outros pouco conhecidos. Tenta lá, talvez ache. Se não, eles tem uma seção de pedidos.
Abração e volte sempre!