16 de dezembro de 2015

Primeira Impressão

Revival
Selena Gomez




Apesar de não querer fazer uma comparação direta, tornar-se quase impossível não colocar lado a lado os dois últimos álbuns da Demi Lovato e da Selena Gomez. Além do fato das duas terem uma bagagem artística parecidas, as cantoras chegam a um momento da carreira em que estão no mesmo ciclo: a consolidação da transição de jovens para adultas, clássico período enfrentado por artistas que começaram a carreira muito cedo. Enquanto Demi preferiu investir em uma sonoridade pop mais classuda e, de certa forma, tradicional, Selena Gomez aposta em Revival em uma pegada bem mais ousada e contemporânea. O resultado é até bom, mas, ao contrario da amiga/rival, Selena ainda não mostrou ao certo a sua posição no mundo pop. 

A melhor coisa em Revival é o fato dele não ser a bomba atômica que o seu antecessor e primeiro álbum solo da cantora Stars Dance. Acreditem em mim, isso já um fato importantíssimo e elogiável. Dito isso, o trabalho ainda é passível de algumas criticas. Mesmo louvável a vontade da multifacetada produção com nomes do primeiro escalão do mainstream do pop e alguns desconhecidos de dar para Selena uma sonoridade que transmita a sensação da busca por identidade mais "alternativa" entregando um pop/dance pop menos estereotipada e com uma cadencia orgânica, Revival acaba soando extremamente linear do começo ao fim com as suas batidas contidas e pretensiosamente minimalistas. Funciona para ouvintes menos atentos, mas quando se presta atenção por baixo das aparências, Revival é na verdade uma xerox de uma corrente de estilo que não consegue imitar original. Felizmente, o álbum é bem finalizado em sua boa instrumentalização. Pena que a sonoridade não funciona de fato. O que não funciona também são as composições feitas para o trabalho: bobas em sua grande maioria, as faixas acabam soado falsas, frias e, claramente, não representam verdadeiramente quem é a Selena Gomez, mesmo ela sendo a co-autora de várias canções. O melhor ponto do trabalho é a própria Selena que parece ter encontrado um caminho próprio sabendo trabalhar com as qualidades da sua voz e se adaptando aos requisitos da produção do álbum. Não é exatamente o melhor trabalho que poderia se esperar, mas é muito superior ao ouvido no álbum anterior. Além do bom single Same Old Love, outros momentos interessantes em Revival é a faixa Kill Em with Kindness, Sober, CamouflageMe & My Girls. Mesmo estando uns três passos atrás da Demi, Selena Gomez está no cominho certo para se tornar algo realmente interessante.

8 comentários:

Anônimo disse...

Falando em Demi, gostaria de saber sua opinião J... "Confident" está disponível no YouTube e várias faixas já estavam no site antes do mesmo ser comercializado fisicamente. Qual foi a estratégia da gravadora nesse caso, uma vez q é super raro isso acontecer, afinal apenas algumas músicas são liberadas na maioria dos lançamentos. SEJA BEM VINDO!

João disse...

Eu esperaca mais do dela do que o da Demi, mas me surpreendi com os resultados

Vinícius Carvalho disse...

Sério? Eu esperava bem menos dela, já q o stars dance foi muito ruim haha

João disse...

Não pelo star dance (que é uma bosta), mas por good for you e same old love

Vinícius Carvalho disse...

Verdade! Tbm pensei q o da selena seria melhor. Tens Twitter?

Marcos* disse...

Unico lugar que não gostou do Revival... tsc tsc

christine blog disse...

Críticas são muito relativas...

Jota disse...

Pessoal, muito obrigado pelos comentários! De coração!

Wesley: hoje em dia está cada vez mais difícil saber qual estratégia é a melhor. Acho que a gravadora tentou algo novo que não deu muito certo, mas que poderia ter tido sucesso em outro cenário.

Marcos* : tenho certeza que não só foi aqui!

Vinicius Carvalho, christine blog e João Pedro : novamente, muito obrigado!

Voltem sempre!