23 de dezembro de 2015

Primeira Impressão

Know-It-All
Alessia Cara





Vivemos em uma época que o é para ser entregue hoje deveria estar pronto ontem, isto é, estamos na era do instantâneo. A era da quase velocidade da luz. Exatamente no mesmo segundo que alguém do outro lado do mundo escuta uma música que acabou de ser disponibilizada, você que está sentado no conforto da sua residência também escuta a mesma música vinda da mesma fonte e no mesmo momento. Todavia, nem tudo na música é passível de ser apressado para ficar na mesma velocidade do resto do mundo.

Depois de ser "descoberta", assinar o contrato com uma gravadora e conseguir um hit para chamar de seu, a jovem Alessia Cara lançou o seu primeiro álbum no começo de Novembro. Tudo isso apenas nesse ano. Know-It-All é o resultado dessa rapidez: um álbum cheio de boas ideias e de grande promessas, mas que não alcança o resultado final devido a falta de tempo para trabalhar melhor o talento de Alessia. Não há como negar que a jovem de 19 anos tem uma promissora carreira pela frente, pois a qualidade do single Here é inegável com a sua estrutura soul music misturada com um pop alternativo estilo Lorde, a composição cool e ácida e os vocais . Todavia, existe uma nítida sensação de que todo o resto do álbum deveria ter sido mais trabalhado para alcançar a mesma qualidade, pois Know-It-All soa como um trabalho apressado feito apenas para aproveitar o buzz gerado pelo sucesso da canção. Tanto que as melhores canções já tinham sido reveladas no EP lançado como divulgação para o álbum: Outlaws, I'm Yours, Four Pink Walls e, claro, Here. O resto do álbum parece ser composto por versões dessas músicas, mas que não alcançam a mesma qualidade.

O álbum mantém uma qualidade técnica muito boa, contudo, as composição carecem de uma verne muito mais forte para sair do lugar comum e atingiram o mesmo nível de Here. Repito: não são ruins, mas são "blands".  Nem ao mesmo a sonoridade dada pela produção escapa ao tirar toda a graça da maioria das canções e entregando faixas certinhas e lineares com um soul/R&B/pop bem batido. Uma grande pena, pois Alessia tem uma voz tão gostosa de ouvir mesmo ainda soando como uma menina ainda em busca do sua lugar no mundo que fica a vontade dela ter em mãos um material a altura de toda o seu potencial. Quem sabe o sucesso de Know-It-All possa ter mais tempo para ser trabalhado?

Nenhum comentário: