7 de agosto de 2011

Até Tu, Coldplay? Até tu?

Every Teardrop Is a Waterfall
Coldplay

Acredito que o fundo do poço possa ser o começo de algo novo, ou pelo menos, ter o caminho para sair dele. A "epidemia do eletropop" está em uma descida vertiginosa de qualidade desde que ela virou febre tem alguns anos. Há uma invasão de artistas a cada dia que faz a mesma música com a mesma batida, a mesma composição, os mesmos vocais. Mais do mesmo. E até os artistas já consagrados estão adoecendo por esse vírus. O que difere deles da maioria é como eles reagem a essa "febre pop".

Every Teardrop Is a Waterfall é o primeiro single do novo álbum do Coldplay, que ainda não tem nome. A canção é a prova como mãos habilidosas podem transformar algo. Sim, Every Teardrop Is a Waterfall é pop rock/eletropop que pega vários elementos do gênero em moda como a uso de efeito na voz e a batida eletrônica. O que difere a canção foi o verniz usado pelo Coldplay para polir a canção. Não que seja a revolução do estilo ou mesmo a melhor canção já produzida. Every Teardrop Is a Waterfall é simplesmente uma canção bem produzida onde todas as arestas se encontram em perfeita harmonia.

Longe da fase mais pedante de Viva la Vida or Death and All His Friends, aqui o Coldplay parece estar numa fase mais despojada. Isso se progeta na composição leve, otimista e mesmo usando alguns clichês consegue um ótimo resultado em versos simples e sem uma estrutura tradicional, mas tocante. Um exemplo claro dessa nova fase é quando Chris Martin canta "I'm on a roll this time/ And heaven is in sight". Esse por sua vez tem um desempenho redondinho usando efeitos em sua voz que não tira o brilho de sua voz e que se adapta muito bem na música. A construção do arranjo é excepcional com o uso perfeito de uma estrutura mais elaborada e épica que cresce na medida em que a música evoluiu principalmente na parte final. O único problema da canção é que ela não une a ótima letra com o arranjo final já que cada uma fica isolada na música. Every Teardrop Is a Waterfall pode ser a luz no final do túnel. Ou pode ser mais um tiro no escuro que deu certo. Só o tempo vai dizer.
nota: 8

Nenhum comentário: