17 de julho de 2013

Faixa por Faixa - Grandes Álbuns

CD: Tribalistas
Artista: Tribalistas
Gênero: Pop, Rock, Samba, MPB
Vendagem: Cerca de 2 milhões de cópias   
Singles:  Já Sei Namorar (1° Brasil), Velha Infância (1° Brasil) e É Você (8° Brasil).

Grammy Latino
Vitórias

2003
Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro

Indicações
2003
Gravação do Ano e Melhor Canção Brasileira (Já Sei Namorar)
Álbum do Ano

Ano: 2002


Era Abril de 2002 e três grandes nomes da MPB contemporânea se reuniram para gravar em conjunto um álbum. Em apenas 13 dias, a cantora Marisa Monte, o ex-integrante do Titãs Arnaldo Antunes e o cantor/instrumentista Carlinhos Brown gravaram o primeiro e único (até hoje) CD do trio que eles chamaram de Tribalista. O projeto era arrisca e poderia tomar dois caminho: o sucesso ou o fracasso. Tribalistas (o álbum) seguiu o primeiro caminho, mas de uma forma bastante surpreendente. Sem fazer nenhuma apresentação ao vivo em TV, show, rádio e afins e sem dar qualquer entrevista (em suma: sem fazer divulgação do álbum), o CD chegou ao topo das paradas no Brasil na semana do lançamento ajudado pelo sucesso do single Já Sei Namorar. Mais os resultados comerciais foram bem mais grandiosos: no Brasil foi vendido cerca de 1,5 milhão de cópias e se estendeu para vários países como Itália (210 mil cópias), Espanha (160 mil), Portugal (80 mil) e outros com menos impacto. Esse ano eles lançaram a canção "Joga Arroz" em apoio ao casamento gay no Brasil, ascendeu a chama de uma possível volta do projeto. Enquanto isso não acontece ficamos com o genial álbum que deve ser descoberto pelas gerações que não tiveram a chance de viver a época do lançamento do CD. Eu tive e sou bem grato.


Faixas

1.Carnavália: O álbum não poderia começar melhor com essa tradução do que o grupo é: uma reunião de três grandes artistas em estado de graça tanto na composição, quanto na sonoridade refinada e totalmente brasileira e o uso dos vocais perfeitos. Perfeição.
nota: 9,5

2.Um a Um: O lado mais romântico mostra a cara com essa simples e delicada declaração de amor.
nota: 8

3.Velha Infância: O que eu posso falar da melhor música nacional dos últimos quinze anos. A delicadeza, o uso dos clichês para construir uma composição que trata o amor de uma maneira esplendorosa, o arranjo genial e o dueto perfeito entre a doce voz de Marisa e a "ríspida" voz de Arnaldo transmitem a emoção de uma maneira transcendental. Clássico e eterno.
nota: 10

4.Passe em Casa: Mais animadinha do álbum, a cação tem uma vibe tão gostosa que não há como não cantar junto.
nota: 8,5

5.O Amor É Feio: A ótima instrumentalização desse poema cantado é o ponto alto da faixa que só peca pelo tom um pouco soturno demais dando.
nota: 8

6.É Você: Outro grande acerto é ter colocado Marisa como a vocalista principal e é aqui que a beleza de sua voz se mostra em toda potencia. Apaixonante.
nota: 8,5

7.Carnalismo: Continuando o mesmo caminho da anterior, a faixa faz uma espécie de mistura entre Elis Regina (Fascinação) e Cazuza (Codinome Beija Flor) que é de arrepiar. Pela primeira vez os três cantam dando um charme especial para a canção.
nota: 9

8.Mary Cristo: Uma lindinha canção natalina com ótimas sacadas na composição.
nota: 8

9.Anjo da Guarda: A canção é uma espécie de canção de ninar com uma sonoridade de cordel que faz a transição para as músicas finais do álbum.
nota: 8

10.Lá de Longe: A mais fraca canção do álbum, mas que é um trabalho preciso e refinado. Isso é para poucos.
nota: 8

11.Pecado É Lhe Deixar de Molho: A mais bossa nova do álbum tem uma atmosfera doce e lúdica que apenas Marisa poderia dar.
nota: 8

12.Já Sei Namorar: Em um país onde falar sobre sexo e afins, normalmente, acaba em sacanagem, a canção é um balsamo para os ouvidos. Contudo, a faixas é uma dos melhores momentos do álbum: divertida, lindamente produzida e como uma composição viciante.
nota: 9,5

13.Tribalistas: O que eu posso falar de uma canção que marcou minha adolescência nas minhas férias que eu viajava para a casa da minha madrinha? Perfeita nostalgia!
nota: 10

Um comentário:

lucas lopes disse...

Amo esse disco. Velha Infância é o embalo de um dos momentos mais difíceis da minha vida. Carnavália é linda! Só lembro da mammys com o megafone falando "bom dia, comunidade", aos domingos. E passe em casa, com a diva Margareth, é um primor.