11 de novembro de 2013

Passando a Limpo Madonna: Terceira Era: Sexualmente Agradecida



Álbum: Erotica  
Ano: 1992
Com o lançamento de seu quinto álbum, Madonna se estabelece como a mais polêmica das artistas contemporâneas. Em um trabalho conjunto com o lançamento do famoso livro Sex a cantora tocou em assunto extremamente tabu naquela época: sexo. Além disso, sua sonoridade mudou flertando pesadamente com o eletrônico.

Erotica: O primeiro single do álbum ainda é uma das canções mais polêmicas da carreira dela e foi recebida, quando foi lançada, de maneira bem morna. Contudo, ao passar dos anos a canção começou a ser vista com um momento divisor de águas na carreira de Madonna pela sua peculiar sonoridade e sua ousada composição.
nota: 8,5

Deeper and Deeper: Bem mais tradicional em sua produção, a canção mostra uma influência pesada da disco misturando elementos pop/eletrônicos modernos como a inclusão de toques latinos e a claro auto referencia a si mesma quando ela canta um pedaço de Vogue ao final.
nota: 7,5

Bad Girl: Uma baladinha pop sobre seus problemas com seu pai. Um pouco chatinha.
nota: 6,5

Fever: Uma da poucas regravações já feita pela Madonna, a canção consegue modernizar a versão original dando personalidade suficiente transformando em uma boa dance pop/house faixa.
nota: 8

Rain: Uma belíssima power balada mostrando a força artística e de criação da cantora. Ela também entrega uma performance simples, mas arrebatadora.
nota: 9

Bye Bye Baby: Uma faixa dance bem mais ou menos que serve apenas para encher o álbum.
nota: 6



Álbum: Bedtime Stories
Ano: 1994
Indo em uma direção completamente diferente do seu antecessor, Madonna entrega o seu álbum mais intimista falando sobre amor e romance. A sonoridade aqui é uma mistura delicada de R&B e pop.

Secret: Ótima balada mid-tempo com uma base de violão mostrando um lado bem mais contido da Madonna.
nota: 8

Take a Bow: Para mim é a melhor balada da carreira dela. A canção tem uma atmosfera tão especial misturando uma vibe melancólica com uma pegada falsamente grandiosa. Lindamente produzida por Babyface, Madonna entrega uma performance genial ao cantar a triste história de uma separação.
nota: 10

Bedtime Story: Composta pela  Björk, a canção tem uma das produções mais ousadas da Madonna até então: uma mistura de eletrônico com ambiente. O grande momento aqui é a poderosa composição que "expressa muito sem falar muito".
nota: 8

Human Nature: Fazendo uma espécie de desabafo sobre as criticas sobre a era Erotica, Madonna faz uma divertida canção pop/R&B.
nota: 7,5

3 comentários:

ninguendo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ninguendo disse...

Dois álbuns maravilhosos.

lucas lopes disse...

AMO Bedtime Stories. Human Nature, Secret e I´d Reader Be Your Love, são uma das melhores músicas da rainha.