5 de dezembro de 2013

A Garota Que Tem o Fator X

Alive
Dami Im

Para quem acompanha o blog sabe que eu tenho "uma quedinha" por realities musicais.  Só que na maioria das vezes fico decepcionado com o resultado final por dois motivos: na maioria das vezes o público escolhe os melhores candidatos como vencedores e esses candidatos são sempre os meus favoritos. Contudo, às vezes eu tenho boas surpresas. Depois de ver James Arthur chegou a vez da vencedora do The X Factor Australia Dami Im ganhar um lugar na minha admiração.

Nascida na Coreia do Sul, Dami se mudou quando tinha nove anos para a Austrália. Esse ano ela tentou a sorte fazendo uma audição para a quinta temporada da versão australiana do programa. Tinida, um pouco desajeitada e nem de longe parecia uma possível vencedora. Só que sua apresentação de Hero da Mariah Carey, Dami surpreendeu todos os jurados. Mesmo indo muito bem ela foi eliminada antes dos lives shows pelos jurados devido a um erro ao cantar a canção Jolene. Contudo, um dos candidatos da categoria Over 24 desistiu e a Demi foi chamada de volta pela mentora Danni Minougue (a irmã da Kylie). Sem muitas expectativas, Dami fez sua primeira apresentação ao vivo cantando One do U2 (canção que ela não conhecia anteriormente) e simplesmente surpreendeu em uma performance sensacional. Só que ninguém estava realmente preparado para a semana seguinte em que ela cantou Purple Rain do Prince em dos momentos mais épicos que eu já vi em um show desse estilo. A partir daí, a antes considerada azarona, se tornou favorita entregando apresentações geniais uma atrás da outra combinada com sua personalidade
adorável. E com muita justiça, Dami se tornou a campeã. Como single celebrando sua vitória foi lançada a canção Alive.

A canção que estreiou em primeira na parada australiana e conseguiu boas posições em alguns mercados asiáticos (fato inédito para um participante do programa) é uma boa canção feita para os vencedores de um reality. Normalmente, esse tipo de canção costuma ser uma balada bem brega, mas a produção resolveu fazer um razoável pop dance mid-tempo. Não que seja um trabalho genial, mas a construção do arranjo dá para Demi uma cara moderna e comercial sem perder a sua principal qualidade: a sua voz. Apesar de conseguir alcançar com maestria as grandes notas são nos momentos mais "calmos" que podemos perceber o belo tom de voz que ela tem. Delicada e diferente das vozes que estão no topo das paradas Dami é bálsamo para os ouvidos. A composição entrega um bom refrão, mas não consegue sair do esquema de "auto ajuda" para mostrar que qualquer um pode ser um vencedor. Tirando isso, Alive é uma canção acima da média. E sem dúvida nenhuma, Dami Im tem o tão fator X.
nota: 7

Nenhum comentário: