31 de dezembro de 2013

Os 50 Melhores Singles de 2013 - Parte IV




Part.I
Part.II
Part.III


20.Retrograde
James Blake

"Retrograde, primeiro e único single lançado até agora de Overgrown, é um viagem sonora na cabeça de um artista impressionantemente diferente. Sua interpretação para a composição magistral de sua própria autoria falando sobre solidão de maneira cativante é um trabalho ousado, com uma força motora quase transcedental e um trabalho técnico único. A estrutura do arranjo quebra paradigmas estáticos do que poderia se esperar para atingir um estado não apenas mais elevado, mas exclusivo que apenas ele consegue no atual cenário musical."
Resenha


19.Home Again
Elton John

"O single é um balsamo para os ouvidos em um trabalho magnifico que une uma instrumentalização acachapante que transmite toda a dramaticidade que a composição pede. Nada menos que poderíamos esperar da produção de  outra lenda da música, o produtor T-Bone Burnett. Essa por sua vez é uma belíssima ode sobre redenção pessoal de uma alma cansada que volta para sua casa depois das mais difíceis batalhas que um homem pode enfrentar na vida. Simplesmente avassaladora. No alto dos 66 anos, Elton continua a cantar com um vigor e sabedoria única que sua voz sempre trouxe."
Resenha


18.Brand New Me
Alicia Keys

"Quase como uma autobiografia, a composição escrita por Keys e Emeli Sandé mostra a reinvenção que a cantora precisou aproveitar para chegar ao está hoje. Como se estivesse falando consigo mesma ou com alguém muito próximo, Alicia extrai e lança cada sentimento na superfície. Não há mais aparências onde ela pode se esconder do mundo. Um novo ser humano está de pé e precisa que as pessoas a vejam como ela é, ou melhor, como renasceu. Toda essa força a composição retrata de maneira primorosa com momentos de puro brilhantismo."
Resenha


17.Thrift Shop (feat. Wanz)
Macklemore & Ryan Lewis

"O single em questão é a ótima Thrift Shop. Vocês, caros leitores, podem perguntar qual o assunto de tão boa canção? Respondo: de nada. Nada exatamente não é, mas Thrift Shop fala sobre comprar em um brechó. Sério. Outra pergunta que vocês podem fazer: como uma música sobre um assunto tão banal pode render algo bom? Simples: talento. Escrita por Macklemore, Thrift Shop é uma ode ao ato de comprar por preços baixos qualquer coisa (nos Estados Unidos não se vende apenas roupas em brechós) extremamente hilárias, desprendida de intenções mais profundas ou metáforas, cheio de referências e simplesmente contagiante. Não tem como não rir quando ele fala do estado que encontrou as roupas e mesmo assim resolveu usá-las já que estavam uma "pechincha". Macklemore mostra muito talento como rapper: diferente de qualquer um na atualidade, original nas rimas que cria e também na maneira de "falar" e de se expressar. Além disso, a produção de Ryan Lewis é fantástica. A mistura sonora que ele faz para aparar o trabalho de Macklemore é revigorante por descobrir que há pessoas que encaram o hip hop com olhos com visão para bem além do que se espera."
Resenha


16.Berzerk
Eminem

"Aqui fica bem claro que Eminem não deve apenas olhar para trás para dar nome ao novo trabalho, mas também para sua sonoridade incial e para o som que os "originadores" do hip hop. Produzido pelo grande Rick Rubin, Berzerk é uma porrada na nossa cara. Não leve isso pelo lado ofensivo, pois essa porrada é a melhor que o público poderia receber. A mistura de hip hop com rock e a produção grandiosa cria um arranjo visceral e intenso. Estamos diante de uma viagem sonora da melhor qualidade unindo o ontem e hoje da maneira como se deve ser. O uso dos samples (dois dos caras dos Beastie Boys e do roqueiro Billy Squier) são as cerejas em cima de tudo, mas que também dão o caminho para a canção. Eminem prova em poucos segundos que está de volta aos bons tempos com uma performance apoteótica usando toda a sua habilidade como rapper e suas melhores qualidades para "ensinar" como se faz para esses rappers que se acham o último rato na Coca-Cola. Sua metralhadora está volta em ponto de bala metralhando para todos os lados, mas o que chama atenção aqui é o refrão genial que entra na cabeça e não sai mais."
Resenha


15.Losing You
Solange

"A canção é uma deliciosa e "matadora" neo soul com toques de pop, funk e new wave onde a produção investe na valorização da canção pela canção apenas. Nada aqui foi feito para fazer tocar na rádio ou vender no iTunes. O arranjo é uma pérola cheio de nuances, texturas, cores, sons e batidas que parecem até simples, mas carregam toda uma gereção de maneira graciosa. E não para por aí: a simples e linda composição mostra que escrever é uma arte que poucos conseguem expor tanta emoção em tão sucinta letra. Sabe aquelas canções que te pegam pelo coração e não saem mais da cabeça? Losing You deixa essa sensação seja pela genial batida ou pelo refrão contagiante."
Resenha


14.Dance Apocalyptic
Janelle Monáe

"Dance Apocalyptic é uma das canções mais divertidas e dançantes desse ano sem precisar de DJ produzindo ou fazer pop farofa. Criando uma batida poderosa e deliciosa de soul, funk e pop tão perfeitamente bem executada que transforma a canção a canção em algo quase atemporal. Mirando em uma mistura de James Brown com Chaka Khan, Monáe entrega uma performance acachapante e de um brilho único. A composição é o grande ponto da canção: despretensiosa, divertida, inteligente e viciante. Não há como ficar rendido com o genial refrão e fica repetindo até o fim."
Resenha


13.The Phoenix
Fall Out Boy

"Single de Save Rock and Roll, The Phoenix é uma explosão sonora desde o primeiro acorde. E que explosão sensacional! A banda, com a ajuda de uma produção afiada de Butch Walker, constrói um arranjo arrebatador com uma energia tão poderosa e energizante que fica impossível não ficar "comovido" com a canção. Não o comovido de chorar, mas o de se deixar empolgar com a batida feroz e a atmosfera "pós-apocalíptica" transmitida. Escrita a seis mãos, a espetacular composição retrata perfeitamente a evolução da banda de ídolos adolescentes para homens feitos que não perderam a excelência em criar obras que transmitem suas personalidades e sejam ao mesmo tempo comerciais e que possam agradar o público alvo. Só que nada disso poderia se realidade se Patrick Stump não fizesse uma performance a altura que The Phoenix pede."
Resenha


12.Black Skinhead
Kanye West

"Escolhido single depois do lançamento do álbum Yeezus, Black Skinhead é um manifesto mais do que aberto é uma manifesto escancarado, visceral e contundente sobre racismo. Bem mais cometido em suas palavras, mas não menos ácido em sua critica social apurada e inteligente. Claro, não bastaria apenas essa consciência para criar uma composição tão poderosa como a de Black Skinhead, mas é necessário muito talento para construir uma letra tão perfeito e magistral. Apesar de ser creditado dez nomes como coautores da canção é nítida a mão de West na canção dando essa sensação de urgência para o single. Nem mesmo a performance acachapante do rapper poderia ajudar se a produção capitaneada pelo duo Daft Punk não transforma-se a canção em uma explosão de uma sonoridade grandiosa que cada segundo é extremamente importante para o magistral final."
Resenha


11.Super Rich Kids (feat. Earl Sweatshirt)
Frank Ocean

"Quinto single do álbum, a canção é uma critica avassaladora sobre o modo de vida dos "filhos das pessoas ricas". Usando um  humor ácido, honesto e de com um toque sombrio Frank consegue entregar uma composição de uma genialidade ímpar de sem comparações com o atual cenário musical. Uma versão moderna do Stevie Wonder. A simples e linear performance de Frank dá a atmosfera necessária para a canção soar deliberadamente uma critica bem contundente e poderosa: como um jovem rico que tem tudo, mas se entedia tão rapidamente com essas mesmas coisas e ainda sempre com um ar blasé. A participação inesperada do rapper Earl Sweatshirt ajuda a colocar a cereja em cima do bolo. Como a deliciosa cobertura de Super Rich Kids está a produção genial que pega sample das músicas Bennie And The Jets do Elton John e Real Love da Mary J. Blige para fazer um arranjo espetacular misturando uma base old school com sua visão do que é o R&B para ele."
Resenha

Nenhum comentário: