20 de dezembro de 2013

Primeira Impressão Especial - A Guerra das Boy Bands

Depois da Guerra Natalina é chegada a hora de testemunhar uma guerra muito mais sangrenta e que leva milhares de fãs as raias da loucura. Senhoras e senhores, está na hora de....





Word Of Mouth
The Wanted


Union J
Union J


Midnight Memories
One Direction


Como vocês podem lembrar a disputa acontece assim: três artistas serão analisados em diferentes categorias (aqui será produção, vocais, harmonia vocal, composição e melhor música) o melhor leva um ponto. No final veremos qual é o melhor. Sem mais delongas, vamos as avaliações.


Produção: Esse é um quesito bem difícil, pois nenhum dos álbuns é o que posso chamar de "obra prima". Porém, a situação é mais complicada para os novatos do Union J: o álbum homônimo debut deles parece uma grande coleção de canções dispensadas pelo One Direction. Faltou carisma, faltou personalidade, faltou qualidade. Já a turma dos "companheiros" de The X Factor UK está visivelmente bem melhor aparados. O One Direction chega ao terceiro da carreira deles querendo mostrar que são adultos. Por fora, Midnight Memories parece um álbum polido que consegue mostrar uma evolução dos cinco jovens ingleses. Todavia, quando se analisa o trabalho se descobre que tudo não passa de ilusão de ótica. Na verdade, Midnight Memories é uma colcha de retalhos que a produção costurou bem porcamente a tentativa de evolução sonora deles. O que acontece é que a produção pegou vários estilos de outros artistas, deu uma envernizada comercial e deu para o grupo gravar. É possível ouvir One Repuplic, Coldplay, Snow Paltrol e até mesmo Mumford & Sons. E o pior: o resultado é bem, mais bem morno. Já o terceiro álbum do The Wanted intitulado Word Of Mouth é surpreendentemente legal. Não é bom, mas tem seus momentos. A melhor parte é que mesmo tendo referencias bem parecidas do 1D, a produção aqui parece menos "seriona" e entrega um álbum de uma boy banda que quer apenas ser o que é. E quando mais longe as canções passam longe do "pop dance farofa", mais o grupo acerta. Por isso, o primeiro ponto vai para o The Wanted:


Vocais: Em uma boy band é muito difícil achar um cantor realmente bom. Na maioria das vezes são apenas medianos. Porém, o The Wanted tem o Nathan Sykes que é acima da média. Isso ajuda o grupo que tem mais quatro cantores com personalidades diferentes e conseguem mostrar isso durante o álbum. Nada sensacional, mas bem feito. O 1D segue o mesmo caminho, mas aqui falta um dos integrantes ser bom de verdade. Dos três o que poderia esperar algo bom era do Union J que mostrou em boas apresentações do The X Factor ano passado que tem bons cantora. Só que a direção vocal do álbum deles massificou tudo e deixou os vocais deles mornos e apagados. Novamente, o The Wanted leva um ponto:

Harmonia Vocal: Todos sabem que uma boy band tem que soar como uma voz quando cantam juntos. Curiosamente, mesmo sem ter as melhores vozes, a produção vocal de Midnight Memories consegue fazer um trabalho bom com os integrantes do 1D. Aqui o ponto é deles:

Composição: Não espere em nenhuma dos álbuns tema profundos ou qualquer coisa que valha. Nos três álbuns as composições ficam entre "curtir a vida" e/ou "românticas feitas conquistar fãs". Então, como escolher qual a melhor? Trabalho difícil, mas eu vou ficar com as composições de Word Of Mouth, pois tem momentos inspirados como em We Own The Night e Everybody Knows. Mais um ponto para o The Wanted!

Melhor Música: Antes de escolher a melhor, vamos ver qual é a melhor de cada álbum.


Union J: Beautiful Life
Word Of Mouth: We Own The Night
Midnight Memories: Story Of My Life

Sem nenhum a canção We Own The Night do The Wanted é a escolhida por um simples fato: ela é realmente boa. Com isso, eles ganham mais um ponto.

Superando as minhas expectativas o vencedor é: 

Sem ser um trabalho primoroso as boas qualidades de Word Of Mouth fazem dele um álbum superior ao das outras boys bands atuais. Nada que vá mudar o mundo, mas dá para passar o tempo.

Um comentário:

lucas lopes disse...

Achei um pré-conceito com 1D. Não gosto de boyband, depois do fim do *NSYNC, acabou! Nem BSB, me enche os ouvidos mais. Porém, vejo algo a mais em 1D, não sei, são bons, mas não são lapidados da forma necessária, creio. Mas os meninos term personalidade, forte inclusive, cantam bem, mas, realmente a forma harmônica de cantar é desastrosa, afinal, só o Liam e o Harry parecem que gostam de está no palco.