12 de dezembro de 2013

Primeira Impressão

Britney Jean
Britney Spears


Britney Jean já tinha cara de ser uma bomba. Não tem como levar a sério um trabalho anunciado como um álbum "conceitual" sobre a solidão no mundo pop se você tem como um dos principais produtores o will.i.am. Porém, o resultado final do oitavo CD da Britney Spears é bem pior que se poderia imaginar: Britney Jean é um trabalho triste. Sim, vocês leram bem. Explico: se não bastasse a péssima qualidade, o CD é uma crônica triste da derrocada de uma cantora que poderia ser realmente o que dizem que ela é.

Quero deixar bem claro que acredito que a cantora possa fazer um comeback grandioso futuramente como ela já fez, mas nesse momento Britney nunca esteve tão em baixa artisticamente. Britney Jean é que eu chamo de "o último prego no caixão". Nada aqui realmente funciona como deveria e poderia. O álbum tem uma infinidade de produtores como o já citado will.i.am, além de David Guetta, William Orbit (de Ray of Light da Madonna), Diplo e outros menos conhecidos, mas em nenhum segundo isso reflete na qualidade final. Primeiramente, Britney Jean não é um álbum conceitual nem aqui, nem na China. O trabalho é apenas um CD pop/eletrônico rasteiro, sem inspiração, repetitivo e nem ao menos consegue ser um caça níquel barato já que não há apelo comercial nas produções deixando tudo ainda mais dispensável. Falar que esse é o trabalho mais "pessoal" de Britney no quesito composição é uma falta de conhecimento sobre a música pop. Se compararmos com o trabalho feito em Trouble da Natalia Kills (esse sim, um trabalho sobre a solidão no mundo pop), Britney Jean é uma piada em sua tentativa pobre e rasa de falar sobre sentimentos da pobre menina rica. Nem como pop chiclete descartável o álbum serve já que até nesse aspecto as composições falham miseravelmente. O mais surpreendente é que o aspecto menos tenebroso é a produção vocal que utiliza em alguns momentos a voz mais "natural" de Britney, mas o resultado final é tão linear e apático que qualquer ponto positivo é jogado por água a baixo. Para se ter uma ideia do desastre que é Britney Jean é só analisar a canção "menos horrível" que é a faixa Body Ache. Ao que parece nem o público entendeu e gostou do CD que deve ser o pior em vendas da carreira da Britney. Agora é esperar o comeback da loira para ver se vai sair desse fundo do poço artístico. Claro, se não for ela a cantora pop que vai se aposentar segundo boatos. Quem viver, verá. 

3 comentários:

emersonmalavazi disse...

Infelizmente eu só tenho que concordar com sua resenha. Embora ela tenha trazido uma naturalidade maior na voz e nas composições, o álbum cansa, não tem uma história nem linearidade.

NOTA 100000000000 pra essa resenha. SUCESSO!!!

Tiago Luiz Mafessoni disse...

Eu dificilmente comento um blog ou artigo, enfim, mas preciso deixar meus parabens a voce Jota, pelas resenhas e o conteudo do blog. Ja o favoritei e acompanho sempre. Sempre pq todo dia entro pra ver o que escreveu. Voce critica com imparcialidade, e ao mesmo tempo colocando uma opiniao sutil e inteligente. Parabens mais uma vez, e saiba que tem alguem lendo seu trabalho todo o tempo!

Jota disse...

Muito obrigado a todos! Voltem sempre!