16 de junho de 2014

2 Por 1 - As Outras Músicas da Copa

Dare (La La La)
La La La (Brasil 2014) [Feat. Carlinhos Brown]
Shakira

Vida
Ricky Martin


Enquanto a música oficial da Copa sofre com a rejeição de parte do público, a canção La La La (Brasil 2014) da Shakira, inclusa do seu último álbum e também no oficial da competição, está ganhando o carinho do público e quase se transformado no hino oficial. Pena que a versão escolhida não é a melhor.

Explicando: a canção em questão é apresentada originalmente como Dare (La La La) e foi "refeita" para entrar na seleção de músicas da Copa com o nome La La La (Brasil 2014). As mudanças não são muitas, mas são significativas. Começamos analisando as qualidades mantidas nas duas versões: a produção. Capitaneado pela própria Shakira, a produção entrega uma canção espetacularmente vibrante misturando influências em uma batida poderosa que exalta o lado multicultural da sonoridade da colombiana. A influência da batida brasileira aparece bem melhor incorporada a canção sem se render a estereótipos. Outro positivo é a performance grandiosa de Shakira que mostra toda a sua capacidade. Os grandes problemas estão na "atualização" da composição: enquanto Dare (La La La) é uma divertida letra sobre tentação com toques sexuais, La La La (Brasil 2014) é uma ode repetitiva sobre a Copa. Piorando a segunda versão, o brasileiro Carlinhos Brown faz uma participação vergonhosa conseguindo ser pior que da Claúdia Leitte. Mesmo assim, Shakira tem uma canção bem mais interessante que a que deveria ser o grande sucesso do momento.

Quem também está incluso na trilha sonora da Copa e não faz feio é o Ricky Martin e a canção Vida.
Novamente, o destaque aqui vai para a produção da canção que leva a assinatura de Salaam Remi. Nenhum pouco esquizofrênico ao construir uma batida que lembre a música brasileira, mas também não esquece para qual o seu propósito final. Ricky segura muito bem as três versões da canção: a inglês com partes em espanhol, a totalmente em espanhol e a em português. Essa última, Ricky mostra que é mais importante que a brasileira incluída na canção oficial. E como em um déjà vu, o grande defeito está na composição que não passa de uma celebração bem clichê sobre o esprito desportivo. Nada de novo, nada de renovação, nada de criatividade. Resumidamente: vai ter a Copa, sim, embalada por Shakira e Ricky!
nota
Dare (La La La): 8
La La La (Brasil 2014): 6,5
Vida: 6,5

Nenhum comentário: