22 de março de 2015

As Causas de Um Remix

Lay Me Down (feat. John Legend)
Sam Smith


Sugar (Remix) [feat. Nicki Minaj]
Maroon 5


Nos seus primórdios. DJs da década de '70 faziam remixes de canções para manter as pessoas na pista de danças nas baladas discotecas. A pratica ajudou, e muito, a consolidação da música eletrônica em todo o mundo. E hoje em dia para que serve um remix? Apesar da pratica ainda se manter forte especialmente em EP's de singles, o remix ganhou novos status e até mesmo configuração novas.

Relançado como single de In the Lonely Hour, Lay Me Down do Sam Smith ganhou uma nova versão com a participação do cantor John Legend. A causa disso foi o tradicional evento de caridade Red Nose Day na Inglaterra e a arrecadação da vendas do single será revertida para as apoiadas pela organização do evento. A canção não foi alterada profundamente (e dependendo do ponto vista não é nem pode ser considerada um remix), mas as alterações ajudaram a canção a distanciar da original. A primeira é a intenção da canção: sobre a saudade de amor mal resolvido para uma atmosfera sobre amar alguém não da forma romântica. Isso mostra a qualidade da composição da canção conseguindo adquirir características de atemporalidade. A outra alteração é a participação de Legend que ao lado de Sam são, sem dúvida nenhuma, as melhores vozes masculinas da atualidade e na canção a união dos dois realmente funciona. Além disso, John ajudou a regravar a canção tocando piano o que dá para a canção ainda mais personalidade. 

Para dar ainda mais buzz em Sugar, o Maroon 5 lançou uma versão remix da canção com a participação da Nicki Minaj. Apesar da escolha obvia, a nova versão funciona muito bem devido a boa participação da rapper que entrega uma performance deliciosa combinando com o estilo pop da canção. Quando a sua participação acaba dá a vontade de que Sugar seja uma canção apenas da rapper deixando de lado o próprio grupo. Algumas mudanças no arranjo foram feitas deixando a canção mais urban sem atrapalhar a atmosfera oitentista da canção. No mais, as mesmas qualidades e defeitos se repetem ao longo do single.

nota
Lay Me Down: 8
Sugar (Remix): 6,5

Nenhum comentário: