7 de janeiro de 2017

2 Por 1 - Ed Sheeran

Castle on the Hill
Shape of You
Ed Sheeran

E 2017 começou oficialmente para a música pop com o lançamento das duas novas canções do Ed Sheeran. Castle on the Hill e Shape of You são os primeiros singles do seu terceiro álbum ÷ (que se pronuncia "divide" ou em bom português divisão e, claro, que era obvio que seria esse símbolo depois de + e x). Provavelmente, a decisão de lançar duas canções ao mesmo tempo deve ser para saber qual o público irá melhor acolher, pois ambas apresentam estilos bem diferentes. Todavia, analisando apenas pelo resultado final de cada uma fica difícil de dizer qual será a escolhida para ser sucesso já que ambas tem grandes chances. Começo com a emocionante Castle on the Hill.

Castle on the Hill é uma balada mid-tempo pop/rock indie que devido a sua instrumentalização crescente e poderosa ajuda criar a perfeita atmosfera para que o cantor continue trilhando o mesmo caminho dos seus primeiros trabalhos, mas mostrando certa evolução. Em questão de sonoridade, Ed Sheeran e o produtor Benny Blanco parecem ter buscando na melancolia grandiosa do Snow Patrol para ajudar a elaborar a sonoridade de Castle on the Hill, mas deixando espaço para que ainda possamos saber que essa é uma canção de Ed. O mais interessante é que o cantor já trabalhou com integrantes da banda, mas só em Castle on the Hill parece que toda essa influência veio realmente a tona. Como em outras canções como The A Team ou Photograph, o cantor decide fazer uma composição que seja, ao mesmo tempo, inspiradora, bonita e triste ao falar sobre a nostalgia dos seus de criança/adolescente. Existe em seus versos a dosagem perfeita de pop, mas, felizmente, guardam uma emoção genuína que poucos hoje no mainstream pop possuem. Além da sua forte e sincera interpretação. Já em Shape of You, Ed mostra o seu lado mais "festeiro".

Produzido por Johnny McDaid, do Snow Patrol (!!!), Shape of You foi escrita originalmente para ser dada para a Rihanna, mas Ed decidiu que a cantoria não combinaria com a composição. Apesar de achar que com a cantora seria uma perfeita interpreta para essa mistura de tropical house e pop indie com uma instrumentalização minimalista que até tem uma certa semelhança com Work, Ed segura a canção de maneira exemplar na sua performance mais sexy e divertida até o momento. A batida da canção tem o que é preciso para ser um sucesso comercial, mas não mostra muito sobre o que o cantor é capaz de fazer de verdade. Shape of You parece uma experiência que deu certo. De qualquer forma, Ed Sheeran começou 2017 com dos dois pés direitos. E que comecem os jogos!
nota
Castle on the Hill: 8
Shape of You: 7,5

Um comentário:

G. RLS disse...

E a resenha de "Mad Love" e do single "Maracutaia" da Karol Conká? PRECISAMOS !