14 de janeiro de 2017

Os 50 Melhores Singles de 2016 - Parte V





Parte I
Parte II
Parte III
Parte VI


10. Who Am I (feat. Craig David & Major Lazer)
Katy B


"Single do seu próximo álbum Honey, a canção é uma mistura refinada de soul music e música eletrônica. Com a produção encabeçado pelo Diplo (uma das partes do Major Lazer), Who Am I tira o melhor dos dois gêneros para entregar uma batida dançante, mas com uma cadencia mais lenta e com melancolia por trás. Essa sensação é ajudada pela composição sobre um casal que tenta convencer o outro que eles devem ficar juntos, pois não são nada sem o outro. Bem escrita, emocionante na medida certa e com uma divisão perfeita entre os dois participantes da canção. De um lado está Katy que defendo a canção com todo poder que a sua voz delicada possui e do outro está o veterano cantor de R&B Craig David dando ainda mais o toque soul para a canção. Um toque que caiu muito bem para a Katy B."


9. Dang! (feat. Anderson .Paak)
Mac Miller



"O single tem todas as características das fusões de hip hop com soul/R&B que o rapper canadense já fez em canções como em Hold On, We're Going Home, Hotline Bling e Marvin's Room. Entretanto, Dang! consegue elevar essa mistura em uma canção deliciosamente "old school" com uma batida claramente influenciada pelo funk dos anos setenta. Interessante do começo ao fim, Dang! tem na presença do cantor Anderson .Paak o seu grande diferencial para as canções do Drake: Mac Miller não tenta "cantar", mas deixa para Anderson a funciona de entoar o bom refrão. Para o rapper sobre fazer o seu papel de rapper em uma performance sólida e coesa. A ótima composição fala de maneira divertida e sincera sobre como manter um relacionamento conturbado. Dang! é a melhor música que o Drake nunca fez, mas que encontrou o seu lugar no mundo através do Mac Miller."

8. 100% Feminista (feat. Karol Conká)
MC Carol


"A canção é um verdadeiro soco na cara da sociedade ao mostrar as duas artistas entoando um verdadeiro hino de empoderamento/protesto feminino com imagens fortes e um discurso ainda mais poderosos. Sem rodeios ou firulas, a composição mostra um panorama bem concreto do que é ser mulher no Brasil:


Presenciei tudo isso, dentro da minha família
Mulher com o olho roxo, espancada todo dia
Eu tinha uns 5 anos mas já entendia
Que mulher apanha, se não fizer comida


Entretanto, 100% Feminista também dá esperança para as milhares de mulheres que vivem sob o domínio do mal ao encovarem o lado guerreiras de cada uma: Sou mulher independente não aceito opressão / Abaixa sua voz, abaixa sua mão. A canção também se beneficia da força das duas artistas, cada uma com o seu estilo e imagem, mas com um carisma que não tem como comprar, imitar ou recriar. E cada uma delas entrega uma performance condizente com a sua imagem, especialmente MC Carol que tem uma robustez na voz que é quase desconcertante. Misturando hip hop com funk, a canção tem uma batida a altura do poder da mensagem e de suas interpretes. 100% Feminista deveria ser um dos maiores sucessos do ano, mas, infelizmente, o destaque para canções como essa ainda é pequeno. Pequeno, sim, mas suficiente para ajudar o despertar muitas pessoas, tanto para o tema quanto para as duas artistas."


7. Sorry
Beyoncé


"Durante toda a composição, Beyoncé é extremamente claro sobre do que fala: a traição de Jay-Z. Sem meias palavras, a cantora não dispara apenas contra os erros do marido, mas, principalmente, sobre como a situação a fez sentir e como ela deu a volta por cima. Com um coleção de frases fortes e um tom de ironia misturada com uma raiva, Sorry tem o seu momento mais poderoso quando a cantora relata a sua "saída" de casa e colo ela e a sua filha ficarão e, claro, o seu recado para Becky. A produção é outro trunfo da canção a transformando em uma deliciosa e viciante mistura de eletropop e trip hop em que Beyoncé domina a canção como se fosse um passeio no parque , deixando a sua emoção por trás da faixa fazer o "trabalho pesado". Uma canção que já se torna um clássico moderno do pop."


6. Into You
Ariana Grande


"A canção não é apenas a melhor pop do ano, mas, sem nenhuma dúvida, a melhor de toda a carreira da cantora até agora. E melhor que toda a carreira de muitas cantoras por aí. Produzida pelo Max Martin e Ilya Salmanzadeh, Into You é uma sensacional dance pop com pinceladas de EDM que poderia até ser mais do mesmo caso não tivesse o primoroso senso de estética dado para a canção. Primeiramente, o arranjo passa longe de qualquer clichê ao ser um trabalho elegante, sensual, viciante e, principalmente, maduro. Into You é a farofa pop em seu estado mais evoluído e refinado dos últimos anos. Essa característica acompanha perfeitamente a ótima composição que basicamente fala sobre uma paixão incontrolável, mas de uma maneira sexy sem ser vulgar e com algumas "brincadeiras": o seu ótimo refrão faz claras alusões à Elvis Presley e Mariah Carey. A cereja em cima do bolo fica por conta da performance de Ariana Grande que a confirma como uma das maiores vozes da sua geração. Sendo assim, Into You é a canção que deveria virar o hino."

Um comentário:

lucas lopes disse...

Teremos resenha de Version of Me da Melanie C?