11 de julho de 2017

Primeira Impressão

Funk Wav Bounces Vol. 1
Calvin Harris



Depois de ouvir o quinto álbum da carreira do DJ/produtor/ocasionalmente cantor Calvin Harris posso dar duas noticias para vocês, sendo uma boa e outro nem tanto. A boa é que, finalmente, Calvin conseguiu sair da zona do conforto que sempre esteve desde o começo, entregando em Funk Wav Bounces Vol. 1 o seu melhor trabalho. A noticia ruim é que, apesar da "ousadia", Calvin encontrou uma nova zona de conforto que o não deixa alcançar o verdadeiro potencial.

Vamos começar a falar sobre as boas noticiais: Calvin Harris decidiu sair do eletropop/eletrônico farofa para uma mistura de R&B, funk e disco, emoldurando a estética soul dos anos setenta/oitenta. Isso pode até parecer muita coisa para quem olha de fora, mas para quem acompanha um pouco a carreira dele chega a concluir que essa mudança é uma verdadeira revolução da sonoridade de Calvin para a melhor. Finalmente, o DJ deu para a sua habilidade de criar canções viciante algum recheio criativo, pois tecnicamente sempre foi tudo muito bem produzido. Agora vamos a má noticia: mesmo com essa mudança, Calvin ainda parece preso em velhas concepções e, ao encontrar o caminho do el dorado, repete a mesma formula até cansar. Resumidamente: Calvin acerta na sonoridade, mas, basicamente, repete a mesma fórmula até o fim. Devido a isso, Funk Wav Bounces Vol. 1 resulta em um trabalho monotonamente bom com uma sonoridade agradavelmente bem vinda, mas completamente superficial e "comum".

Felizmente, o álbum possui alguns outros elementos positivos que ajudam a elevar um pouco mais o resultado final: primeiro, Funk Wav Bounces Vol. 1 é curto com apenas dez faixas e menos de quarenta minutos de duração e, segundo, Calvin contou com nomes variados e talentosíssimos. Apesar que Calvin não sabe muito bem dar o destaque que nomes como Frank Ocean, Ariana Grande, Snoop Dogg, John Legend,  Nicki Minaj,  Pharrell Williams, Katy Perry, entre outros merecem, pois a maioria faz mais que deveria para dar vida para as canções que participam. Pelo menos Calvin não canta em nenhuma das canções, o que já é um alivio. O grande momentos do álbum é deliciosa Rollin com o rapper Future e o cantor Khalid, pois é a única canção que alcança o nível de um "musicão" de verdade. Além desses, outros bons momentos ficam por conta de Cash OutFaking ItCalvin Harris não fez o álbum do ano, mas Funk Wav Bounces Vol. 1 é o álbum da carreira do DJ. Só espero que seja uma curva ascendente daqui para frente.

Um comentário:

G. RLS disse...

Adoro "Feels! "Viajo" com essa música, uma delícia de escutar !