14 de agosto de 2018

A Canção Mais Louca de 2018

Phantom of the Dance Floor (feat. Philippe Sly)
Kiesza

Poucas coisas no mundo pop têm a capacidade de surpreender-me de verdade, mas quando algo assim aparece é necessário dar os créditos necessário para tamanho feito. O último a fazer isso é o lançamento do novo single da Kiesza, intitulado Phantom of the Dance Floor.

Dona do mega hit mundial Hideaway de 2014, Kiesza começa a preparar o seu segundo álbum e como primeiro single foi lançado Phantom of the Dance Floor. A primeira coisa que nota-se ao ouvir a nova canção é que a cantora não está indo muito longe da sonoridade inicial, pois continuamos a ouvir aqui uma explosiva e nostálgica batida EDM/house que se inspira pesadamente na década de '90. O que surpreende é a forma como a cantora constrói Phantom of the Dance Floor.

Aparentemente apenas uma faixa EDM/deep house, Phantom of the Dance Floor dá uma reviravolta quando da sua metade para frente conta a presença do cantor Philippe Sly. O que seria de tão diferente? Já pelo título da canção dá para perceber a grande sacada já que faz referencia ao famoso musical O Fantasma da Ópera, mas ouvir alguém cantar em estilo de operístico em uma canção tão "modernosa" é algo que quase estranheza ao máximo. Apesar de não ser a primeira vez na história da música, Phantom of the Dance Floor é uma quebra genial na atual hegemonia massificada que se encontra o atual pop. E o melhor: a canção funciona perfeitamente. 

Excêntrica do começo ao fim, Phantom of the Dance Floor tem uma produção completamente consciente sobre a ideia geral por trás e por isso não tem medo de colocar o pé do acelerador, indo fundo nessa fusão de secular com clássico. Com um começo que dá a perfeita atmosfera para a canção, imitando os sons de fundo de um teatro, Phantom of the Dance Floor é ridiculamente divertida que parece mais uma brincadeira do que uma canção de verdade. Todavia, essa despretensão é vital para o resultado final da canção ao sentirmos que Kiesza está se divertindo de verdade como mostra a brega/romântica composição que conta uma história de amantes distantes e o desejo de reencontrarem novamente com um refrão afiadíssimo. Vocalmente, Kieza entrega uma performance avassaladora, mostrando versatilidade e uma química sensacional com Philippe Sly. Como dito no titulo, Phantom of the Dance Floor é uma das canções mais loucas de 2018, mas consegue quebrar a monotonia do atual cenário pop de forma apoteótica.
nota: 8,5

Nenhum comentário: