22 de agosto de 2018

As 100 Melhores Músicas Que Você Não Deve Conhecer

A música pode falar sobre praticamente tudo que a gente queria, indo de assuntos que afetam seriamente a sociedade até mesmo o simples fato de querer se divertir. E, claro, a música pode falar sobre o sexo. O problema que acontece é a maneira como se fala sobre sexo, muitas vezes caindo no lugar comum ou mesmo no vulgar. Entretanto, existem canções que conseguem tocar no assunto de uma maneira que apenas dá para classificar como genial. Hoje, iremos falar sobre...



Cavalgada
Roberto Carlos


Lançada em 1977 e parte do álbum mais vendido do cantor, Cavalgada é uma balada romântica que pode até soar como qualquer uma das dezenas das canções nesse estilo que o Rei fez durante todos os seus anos de carreira. Entretanto, ao prestar atenção a sua composição iremos notar que a canção é muito mais que apenas uma canção de amor. Cavalgada é uma tórrida, caliente e sensual crônica sobre uma noite de sexo. O grande trunfo de Cavalgada é a sua poética e linda composição escrita pelo próprio Roberto e o seu parceiro Erasmo Carlos que consegue florear o tema ao criar metáforas "não" tão disfarçadas, criando uma narrativa avassaladora e de um inteligência impressionante. Eis aqui a minha estrofe favorita: 

Vou me agarrar aos seus cabelos
Pra não cair do seu galope
Vou atender aos meus apelos
Antes que o dia nos sufoque

Um clássico.

*A foto na capa é para entendedores. E quem souber dá uma comentada aqui.

4 comentários:

NO DIA EM QUE EU SAI DE CASA............... disse...

A mulher da foto durante o final de um episódio de uma novela do Manoel Carlos conta que teve o primeiro orgasmo da vida já depois de bem adulta ouvindo um disco de Roberto Carlos

lucas lopes disse...

Amei, vou procurar. Adorei a foto que ilustra o pop. Cultura pop, né more?

RAFAEL disse...

J... Na sua opinião o q faz um compositor ser um bom compositor? E qual o(a) melhor compositor(a) da História?? Vlw seu blog é sensacional!!

Jota disse...

RAFAEL,

É difícil denominar o que faz um bom compositor ser um bom compositor, pois existem pode ser um conceito muito diferente de pessoa para pessoa. Para mim, porém, um detalhe que faz a diferença é a inteligência lirica, ou seja, saber como construir letras que sejam gramaticalmente criativas. Essa inteligência pode ser variada e de estilos diferentes. Aí que entra, como disse, as diferenças de visões de cada um em relação ao que é um bom compositor.

Valeu e volte sempre