10 de fevereiro de 2019

Diva Real

Hello Happiness
Chaka Khan

Sempre achei curioso e até desrespeitoso o uso da palavra diva para definir qualquer cantora, principalmente aquelas que acabaram de surgir. Em minha opinião, além das características básicas, uma cantora para ser chamada de diva precisa ter em seu nome algum impacto verdadeira sobre a indústria fonográfica. Quem, por exemplo, merece esse título é a lendária Chaka Khan.

Nascida Yvette Marie Stevens, Chaka Khan ganhou notoriedade nos anos setenta ao ser a voz da banda de R&B/funk Rufus e, também, devido a sua carreira solo que começou em paralelo no final da mesma década. Com ou sem a banda, a cantora é considerada uma das artistas mais influentes do funk, entregando clássicos como Tell Me Something Good (1974), I'm Every Woman (1978), I feel for you (1984) e Ain't Nobody (1983), vencendo dez Grammys e influenciando artistas como Whitney Houston e Beyoncé. Longe dos holofotes desde 2007 com o lançamento do álbum Funk This, período em que a cantora se internou para tratar de uma dependência em remédios, Chaka Khan está de volta para lançar o seu décimo álbum que já conta como uma canção de divulgação.


Hello Happiness, que também é o título do álbum, é um trabalho que mostra exatamente pelo o que a cantora é conhecida: o divertimento e vigor que o funk pode trazer. Dessa vez, porém, a canção é envernizada por uma camada de música eletrônica dada pela presença do produtor/DJ Switch. Conhecido pelo trabalho ao lado de nomes como Beyoncé (Run The World e End Of Time), M.I.A. (Bucky Done Gun), Christina Aguilera (Bionic), entre outros, o produtor dar um banho de modernidade para a sonoridade da cantora, mas sem perder a sua personalidade original. Hello Happiness é como se fosse um remix de uma canção atual de uma canção antiga da Chaka que respeita o original e, ao mesmo tempo, dar uma atualizada no trabalho. Apesar da boa e criativa produção, o single perde força na sua parte final ao não ter um clímax adequado que segure a cadencia crescente ao longo da música. Felizmente, o trabalho não é afetado pesadamente devido a esse problema, pois Hello Happiness também conta com uma composição revigorante sobre redescobrir a sua felicidade através do que mais ama. No caso de Chaka que enfrentou sérios problemas a fonte dessa felicidade é a música. E isso é exatamente o que uma verdadeira diva precisa ser para poder carregar esse título.
nota: 7,5

Nenhum comentário: