19 de fevereiro de 2019

Uma Nova Geração de Country Girls

GIRL
Maren Morris

A recente vitória da Kacey Musgraves na categoria de Álbum do Ano é uma evidente sinalização que o mercado está se abrindo e reconhecendo a nova geração de cantoras country. Geração essa que está disposta a quebrar barreiras dentro do próprio gênero para remodelar a estética ainda quase estagnada do country comercial. Outro nome importante dessa nova geração é a Maren Morris.

Apesar de não ser nenhuma novata, pois a mesma lançou o primeiro álbum em 2005, Maren só começou a ser reconhecida em 2016 com o seu primeiro álbum através de uma grande gravadora: Hero rendeu reconhecimento, cinco indicações ao Grammy (incluindo de Best New Artist) e uma vitória para a canção My Church em Best Country Solo Performance. Entretanto, o grande momento de sucesso da carreira dela foi a sua parceria "crossover" pop ao ser os vocais de The Middle ao lado do Zedd e Grey. Essa inusitada decisão ajuda a mostrar que a cantora está disposta a se arriscar sonoramente, ajudando a dar mais cara a essa nova geração. E essa coragem deve repercutir ainda mais no seu próximo álbum intitulado GIRL que já tem como primeiro single a canção que dá nome ao álbum.

O maior destaque da canção é que, ao contrário de contemporâneos masculinos, Maren Morris não está disposta a só falar de amores e corações quebrados, pois GIRL é uma edificante e empoderada canção sobre erguera a cabeça e não deixar que os outros compararem mulheres simplesmente para diminuir uma delas. Bem escrita e bem intencionada, a letra de GIRL pode até soar meio genérica, mas demonstra bem que a vontade de Maren é quebrar padrões ao dialogar com assuntos de apelo atuais. Isso vale também para a produção da canção que está longe de apresentar um country puro: GIRL é uma balada quase mid-tempo country/pop rock que não se destaque pela ousadia e, sim, pelo equilíbrio entre as duas influências. Ainda meio que no começo, essa nova geração de cantoras country já pode ser considerada como o futuro de um gênero que carrega uma história imensa, porém, assim como qualquer outro, precisa se modernizar.
nota: 7,5

Nenhum comentário: