14 de fevereiro de 2019

Genialidade Virtual

Unshaken
D'Angelo

Já falei algumas dezenas de vezes aqui no blog que música quando é boa independe de gênero, estilo, artista e data de lançamento. E agora quero colocar outra condição, pois música é boa não importando qual é a sua origem. Esse é o caso da espetacular Unshaken do D'Angelo.

Considerado um dos pilares do neo soul, D'Angelo não é exatamente um artista que está sempre lançando trabalhos ou mesmo participando de projetos paralelos. Então, o lançamento de Unshaken já é uma noticia e tanto, ainda mais ao sabermos que a canção faz parte da trilha do jogo Red Dead Redemption 2. E a surpresa aumenta ao descobrir que o game de ação é um faroeste durante a virada do século retrasado. Mais estranho impossível. Entretanto, o resultado final é quase miraculoso.

Unshaken é uma impactante fusão de neo soul, blues, indie soul com toques de bluegrass que poderia se tornar uma canção com uma atmosfera despretensiosa, mas que, felizmente, termina com uma sensação de importância e profundidade impressionantes. Começa pela produção de uma genialidade ímpar, pois, além de saber misturar todas as referências de forma magistral, entrega uma instrumentalização de tirar ao folêgo ao construir a batida de forma sempre contida, construindo uma atmosfera slow burn, isto é, uma atmosfera que vai sendo cozinhada aos poucos com o intuito de criar sensações pungentes que nunca chegam a estourar, mas que são tão fortes como uma erupção de vulcão. Lenta, contida e com cadencia hipnótica, Unshaken é um trabalho que é preciso se apreciado em camada já que cada uma delas apresenta uma surpresa. Liricamente, o trabalho é um desconcertante que se utiliza da simplicidade semântica para elaborar uma bela e aterrorizante crônica sobre o momento de enfrentarmos os nosso demônios no momento do nosso juízo final, sendo entoado pela performance assombrosa e inimitável de D'Angelo. Apesar de não fazer ideia até pouco tempo da existência de Red Dead Redemption 2, gostaria de agradecer quem teve a ideia de chamar o D'Angelo para fazer parte da trilha sonora, pois isso foi responsável por dar uma canção simplesmente genial.
nota: 9

Nenhum comentário: