3 de dezembro de 2024

Primeira Impressão

Brat and it's completely different but also still brat
Charli xcx



Não é nenhum duvida que 2024 tem sem nenhuma dúvida uma dona: Charli xcx. Dona de uma maiores sucessos de crítica e público, a cantora fez com que Brat se transforma-se em um acontecimento cultural devido ao seu impacto nas redes sociais. E mesmo achando o álbum muito bom, mas não genial como é apontado, preciso reconhecer o que a cantora alcançou com o trabalho que atualmente é raríssimo para qualquer artista. E um dos apêndices desse sucesso é o lançamento do álbum remix intitulado Brat and it's completely different but also still brat.

Assim como o trabalho “original”, a versão remix para mim não acerta totalmente, mas também tem várias qualidades que mostram o tamanho do talento da cantora. Acredito que nesse álbum remix a maior qualidade seja a coragem da produção em seguir a tendencia da ideia de fazer um remix seja apenas a inclusão dos versos de um artista convidado. O que é feito aqui é verdadeiramente algo que podemos chamar de um remix clássico em que transita entre a total reconstrução de uma faixa até chegar na adição de novas partes, texturas e nuances que acrescentam novidades para as canções que se mantem mais fieis as originais. E até quando não há tantas mudanças estética existe uma mudança significativa no teor substancial de algumas canções que conseguem ocupar esse espaço de ser realmente uma nova versão. Todos esses momentos são acertos? Não. Todas as novas versões estão na mesma altura das originais? Não. Todas as canções são memoráveis? Não. Todavia, preciso elogiar que Charli XCX vai fundo sem nenhum medo e/ou amarra, especialmente devido a clara percepção que a mesma encontrou totalmente o seu total controle artístico. E isso é louvável e admirável. O melhor momento do álbum é curioso, pois entra na categoria de mudança substancial e não estética.

A versão de The girl, so confusing é uma das canções que melhor mostram também mostram a qualidade lírica do trabalho devido a sua incrível profundidade devido a ser “um dos momentos que vemos o lado intimo da cantora ao relatar sua relação de amizade com outra cantora em que relata suas inseguranças nesse relacionamento, sendo alguns criados por ela mesma e outros que foram impregnados por outros na sua mente. Honesta e de certa maneira tocante, a letra foi especulado sendo para a Lorde”. Na versão, a presença da Lorde “aprofunda a temática da canção devido ao ótimo verso da cantora nova zelandesa em que a mesma expõe o seu lado, mostrando que o peso de ser uma mulher na indústria é de certa maneira igual para as duas. Longe de ser uma diss track, a faixa é na verdade uma conversa entre duas amigas se entendendo de alguma forma sobre suas dores e que isso causa nas suas vidas e, claro, na amizade entre as duas”. Outro grande momento é a presença acertada e refrescante da Kesha no divertidíssimo remix de Spring Breakers que está no mesmo nível da reconstrução profunda e única de Everything is romantic com a participação sensacional da Caroline Polachek. Em Guess, “a presença da Billie que realmente faz valer essa nova versão, pois a sua performance emoldura a vibe da mesma no começo da carreira adicionando uma dose de maturidade deliciosa. O seu verso é sensacional, pois tem um toque ácido e divertido em que a mesma fala da sua sexualidade de maneira inteligente. Sonoramente, a canção é uma explosiva electro house rápida e rasteira que não chega a explodir como poderia, mas também passa longe de ser uma decepção ao ser realmente memorável”. Gosto da presença vocal do Bon Iver em I Think About It All the Time que aliado com o sample de Nick of Time da Bonnie Raitt dá para a canção a impressão de ser um remix de uma canção dos anos oitenta e não da própria Charli. Momentos que preciso destacar são a elétrica 365 com a sempre ótima Shygirl, o merecido destaque da Tinashe em BSB e, por fim, Talk talk com o Troye Sivan em que “mostra bem a química explosiva dos envolvidos em uma deliciosa future hous/dance-pop que é o que mais se aproxima de uma canção romântica na era Brat”. Brat and it's completely different but also still brat é o que podemos chamar de cereja em cima do bolo para uma era de consagração da Charli xcx. 

Nenhum comentário: