18 de maio de 2010

As Lições de Lady GaGa

Why Don't You Love Me
Beyoncé


Quem poderia prever que em cerca de menos de dois anos(a primeira resenha aqui no blog foi em 24 de Agosto de 2008)Lady GaGaseria a maior cantora da atualidade com status de diva,conseguir mudar os rumos da indústria fonográfica,inspirar novos artistas e fazer outros com sólidas carreiras no mínino aprender algumas artimanhas.Depois de filmar Telephone,Beyoncé deve ter pecados algumas dicas de como fazer um clip de baixo orçamento,mas com uma boa idéia e lançou o vídeo promocional para a música Why Don't You Love Me.
Desde que lançou o clipe Single Ladies (Put a Ring on It),Bey parecia presa no mesmo estilo de clipe um após o outro mudando apenas cenários e coreografias.Até com Video Phone com a GaGa parecia um certo comodismo a realização do clipe,apesar da explosão de cores.Mas isso mudou recentemente.Depois de gravar o genial Telephone ao lado da nova melhor amiga,algo parece que mexeu com Beyoncé.Sem muito alarde ela gravou o clipe para Why Don't You Love Me(que é apenas uma bonus trrack de I Am...Sasha Fierce) e colocou na rede.Nele ela faz a personagem B.B. Homemaker,uma dona de casa com estilo anos cinquenta extremamente sensual.O vídeo é simples,mas muito bem editado,com cenário e figurinos impecáveis e uma ótima direção da Melina Matsoukas que se não inventa a roda,não faz nenhuma burrada como essa.
Mas isso não daria liga se a música não fosse boa.Why Don't You Love Me é completamente fora do estilo de Bey,mas é surpreendentemente muito boa.Escrita por ela e a irmã(por isso o estilo "old school R&B" encontra o pop,além de ter os mesmo produtores do último álbum de Solange),a música narra a tentativa da mulher "perfeita" entender por que o amor da vida dela não a ama.Com isso a letra traz perolas como "Eu até tenho dinheiro na minha conta" ou "Tenho bunda, tenho coração",mas dita com elegância e um pouco sacarmos inteligentes.A batida é uma das melhores do álbum mesmo parecendo algo que a irmã faria.Dançante sem cair no lugar comum e completamente viciante.Vocalmente,Bey não precisa de muito esforço para cantar,mas é um bom ver uma performance mais aguda e com um sexy "poema" no começo.Será que Beyonceé vai continuar as lições de GaGa ao lançar o novo álbum,segundo boatos,ainda esse ano?Tomara.
nota:
clip:8
música:8

6 comentários:

09 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jota disse...

Eu sei que opinião cada um tem a sua e eu respeito.Mas tem uma coisa que eu não consigo deixar de passar:

A Miley é muito mais um produto que a Lady Gaga.Toda a carreira dela foi planejada pela Disney em busca de um filão que até então estava esquecido:a classe conservadora dos Estados Unidos.Bonitinha,menina de familia,loira(a personagem,claro).tudo foi milimetricamente pensado para agradar as crianças "conservadoras" e seus fazer os seus pais aprovarem.Agora que ela tá crescendo,suas novas atitudes vem gerando polêmicas por coisas até banais.Enquanto Lady Gaga é um produto que não teve umas das maiores empresas do mundo por trás e trouxe um estilo quase esquecido de volta ao top.Eu posso cinco artistas(novos ou não) que estão seguindo a nova onda.

Eu entendo o seu ponto de vista e seu gosto,mas falar que hoje a GaGa não domina o mundo da música hj é estranho.

Valeu e volte sempre!

Marina Teixeira disse...

A música é interessante e o clipe é muito bom, apesar de (na minha opinião), não funcionar completamente com a vibe mais pin-up, mais diva dos anos 50 que a Beyoncé coloca.
É... e vale ressaltar mesmo o fato da irmã da Bey ser uma das compositoras. Acho uma Solange underrated, que deveria ser mais valorizada - e que (outra opinião minha) só não faz mais sucesso que a irmã pq não é tão bonita ou carismática; porque musicalmente falando, ela é muito mais interessante que a Bey.

Jota disse...

E essa é a grande pergunta:o que adianta ter um ótimo som se você não se destaca,não chama a atenção do público?

Marina Teixeira disse...

É isso, a Solange só não chama a atenção do público porque ela não tem o carisma da irmã famosa. A Beyoncé, além de uma artista talentosa, tem uma presença, um magnetismo e um je ne sais quoi que, por mais que a irmã mais nova seja igualmente interessante e uma compositora inspirada, não o possui. E isso não se vende em lojas.

Mas, outra questão que proponho é: E daí? Por que o artista não pode simplesmente fazer seu som e pronto, sem a necessidade de aparecer o tempo todo? Por que ele tem a obrigação de se destacar? Para se preocupar tanto com a imagem e ser inócuo no aspecto que realmente conta - a música?

Jota disse...

Para responder sua pergunta eu uso de uma comparação.

Imagine o mundo da música como o do cinema.Você pode ter um ótimo roteiro e uma direção técnica perfeita(leia-se o "som" do artista),mas se você não tiver um elenco,atuações realmente boas(leia-se cantores/cantoras),o resultado é mediano como em Alice no País das Maravilhas.
Mas se você tem um roteiro mediano,mas uma atuação genial você pode ter um resultado melhor como é o caso de Meryl Streep em Julia e Julie.
Não adianta você ter um bom som se você não sabe "vender" aquilo.E não falo apenas de vender em relação ao sucesso,etc.Vender para mostrar que você é bom.Um exemplo disso é o U2.Iamgine se eles não tivessem essa imagem com grandes shows,clipes e tudo mais?Eles hojem não seriam considerados uma das maiores bandas do mundo.E mais:imagine Tina Turner,Ray Charles,Rolling Stones,Green Day,Jay-Z,Dolly Parton,Whitney Houston,Christina Aguilera,Madonna,AC/DC,The Beatles e muito mais sem a imagem deles mas com o talento?Algumas pessoas poderiam conhecer,mas não seriam quem são hoje o ou nunca seriam.É assim que funciona:conteúdo sem imagem não funciona e ao contrario também