2 de maio de 2011

2 por 1 - T.I.

Get Back Up (feat. Chris Brown)
Castle Walls (feat. Christina Aguilera)
T.I.

Alguém aí sabe do T.I.? Pois é, o rapper que há dois anos estava no topo das paradas com o álbum Paper Trail, vive esse ano o oposto. O álbum No Mercy lançado no começo de Dezembro último foi completamente esquecido pelo público vendendo até agora cerca de 500 mil cópias (o CD Paper Trail vendeu 560 mil apenas na primeira semana). A causa disso pode ser o fato do "boom" de novos rappers nos últimos messes ou o tempo que ele passou na prisão ter manchado sua imagem ou mesmo o fato que os singles lançados não serem os melhores para a divulgação. Esse é o caso do primeiro single oficial do álbum, a canção Get Back Up.

A música é um pedido de desculpa de dois pecadores. Com featuring de Chris Brown, Get Back Up tem como produtores o trio The Neptunes que dá a canção uma batida deliciosa, agradável de ouvir, viciante e original. Quase pop, mas ótima. O que acontece é que toda essa "agradabilidade" não combina com o teor sério da composição. Não há clima para ser divertido quando se pede desculpas pelas burradas como ser preso em posse de drogas ou ser indiciado por agressão. Separando uma da outra, a letra é boa. Cumpre seu papel mesmo com um refrão fraquíssimo. E a participação de Chris é completamente desnecessária pelo lado artístico. Devido essa estranheza, a canção flopou ocupando apenas o 70° da Billboard.


Talvez na tentativa de criar um hit, a música Castle Walls foi lançada como single promocional. Como você pode ter notado, não rolou. Essa esperança residiu na formula de sucesso atual: Alex da Kid = HIT = hip hop com batida diferente + composição adulta + feturing de cantora diva. Se não foi criado um hit, pelo menos temos a melhor canção após "Love the Way You Lie".

Castle Walls mostra um T.I. frágil, irritado com o mundo e cansado de toda essa m*rda. É realmente tocante ver um rapper se abrir dessa maneira e T.I. parece ser o melhor em fazer isso. A produção de Alex cria uma música ensaiada na sua cartilha, mas que encontra um poço de originalidade com o tocante e triste arranjo. Ao contrario de Love the Way You Lie onde o arranjo era feito para colocar para fora a raiva, em Castle Walls é preciso interiorizar a dor com a batida melancólica. Enquanto T.I. faz seu trabalho, Aguilera está muito bem colocada no refrão. Acompanhando o tom da música, ela está contida e delicada. Simples e eficiente. Nem sempre sucesso combina com qualidade.

nota
Get Back Up:6,5
Castle Walls:8

Um comentário:

The [CRITICO] disse...

E ai, quando sai a resenha de Judas?